PSDB questiona no Supremo tramitação de MP na Câmara

29/03/2004 15:16 - Atualizado há 12 meses atrás

O ministro Joaquim Barbosa é o relator do Mandado de Segurança (MS 24851) impetrado pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) contra ato da Mesa da Câmara dos Deputados, que teria submetido à votação em Plenário a Medida Provisória 152/03, sem antes ter sido examinada por Comissão Mista do Congresso Nacional. A Medida Provisória altera a Lei 9.636/98, que dispõe sobre a regularização, administração, aforamento e alienação de bens imóveis de domínio da União.


 


O partido sustenta que o artigo 62 da Constituição Federal prevê que Medida Provisória, de autoria do presidente da República, deverá ser submetida ao Congresso Nacional, onde terá sua votação iniciada na Câmara dos Deputados, não sem antes ser examinada e instruída por comissão mista formada por deputados e senadores.


 


De acordo com o PSDB o procedimento irregular da Mesa da Câmara não atinge apenas a tramitação dessa Medida Provisória. Alega que aquela Casa tem descumprido reiteradamente os dispositivos legais, “ensejando uma pronta resposta do poder Judiciário, de forma a fazer valer as normas insertas no ordenamento jurídico pátrio”.


 



Ministro Joaquim Barbosa, relator do MS (cópia em alta resolução)


 


#BB/CG//AM 

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.