Protocolo de cooperação entre CNJ e Fiesp estimula conciliação
A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministra Ellen Gracie, e o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf, assinam nesta segunda-feira (19) protocolo de cooperação voltado para a formação de conciliadores. O acordo faz parte do Movimento pela Conciliação – mobilização nacional coordenada pelo CNJ, que busca difundir na sociedade a idéia de que o entendimento entre as partes é sempre o melhor caminho para encerrar divergências, sem a necessidade de disputas judiciais.
A participação da Fiesp no projeto será concretizada por meio da criação de uma câmara de conciliação na sede da entidade. Além de oferecer a possibilidade de resolver pendências jurídicas, essa unidade vai possibilitar a formação de novos conciliadores. A câmara de conciliação acompanhará os movimentos da Ação Global – projeto que tem a participação da Fiesp e visa prestar serviços gratuitos à população carente, como a emissão de documentos. Nos próximos eventos da Ação Global, representantes do “Movimento pela Conciliação” irão ajudar as pessoas a solucionar conflitos, evitando a via judicial, o que colabora na redução da carga de processos existentes no Judiciário.
Com o protocolo, a federação vai contribuir com aspectos relativos à estrutura do projeto. Ao Judiciário, caberá a responsabilidade pelos treinamentos e pela preparação dos novos mediadores. Logo após a assinatura do convênio, será realizado o seminário “O papel da mediação para o crescimento do Brasil”. Participam especialistas como Kasuo Watanabe, Luís Carlos de Souza Vieira, Ada Pellegrini Grinover, Hamilton Elliot Ackel, Adolfo Braga, Márcio Martins Bonilha e Sydney Sanches. A inscrição no evento é gratuita e pode ser feita no site da Fiesp (www.fiesp.com.br).
A solenidade de assinatura do convênio será realizada às 9h, na próxima segunda-feira, 19 de março, na Fiesp (Avenida Paulista, nº 1313, Edifício Fiesp, Salão Nobre, 15º andar).
CM/EH