Programas Refrão e Artigo 5º serão exibidos hoje pela TV Justiça
A viola de Roberto Corrêa em destaque na TV Justiça
O Refrão desta semana recebe o violeiro Roberto Corrêa. Em dezoito anos de carreira, o músico lançou 18 discos. Apresentou a viola caipira e a viola de cocho em diversas regiões brasileiras e em 29 países. Músico, pesquisador e compositor, Roberto explica a importância desse instrumento à TV Justiça. Segundo ele, a viola chegou ao país na época da colonização, trazida pelos portugueses. “O violão só chegou em Portugal e no Brasil no começo do século XIX. Antes, tudo era feito com viola, todos os acompanhamentos. Ela foi um instrumento quase que exclusivo em praticamente 300 anos de história do Brasil.”
Roberto Corrêa fala ainda sobre a viola de coxo. “É um instrumento muito inusitado e só é encontrado no Estado de Mato Grosso e em dois municípios do Mato Grosso do Sul. Parece um alaúde medieval, com 5 ordens de cordas simples”, explica. Além de pesquisas e curiosidades sobre a viola, o compositor mineiro também apresenta seu repertório. No Refrão, ele toca Mazurca do viajor e Peleja de siriema com cobra.
Já no quadro Pauta Musical, o músico Marcelo Moura interpreta Chovendo na Roseira, de Tom Jobim. O produtor cultural Aluísio Falcão, por sua vez, fala sobre a vida e obra do maestro soberano. “Ele merece todos os títulos e deve ser tratado sempre como sua majestade Tom Jobim. Ele não é apenas um grande músico, mas também um belo letrista. Essa música, Chovendo na Roseira, por exemplo, ele fez sozinho, sem parceria, como fez sozinho também Águas de março.”
Você não pode perder o programa Refrão com Roberto Corrêa e a crítica musical de Aluísio Falcão sobre a produção musical de Tom Jobim. A exibição começa nesta quarta-feira, às 20h. Horários alternativos: quinta-feira, 13h30; sábado, 13h30; domingo, 23h; e segunda-feira, 13h30.
Refrão, um jeito diferente de ouvir música!
Programa Artigo 5º discute o regime de progressão de pena de prisão
A Constituição Federal define: a pena de prisão será cumprida em estabelecimentos distintos, de acordo com a natureza do delito, a idade e o sexo do condenado. Determina ainda que ninguém pode ser privado de liberdade ou de seus bens sem antes passar por processo legal. E este é o tema do Artigo 5º desta semana.
A análise é conduzida pela jornalista e apresentadora Flávia Metzker, que recebe Bruno André Silva Ribeiro e Alexis Couto de Brito para debater a pena de prisão no Brasil. Juiz substituto da Vara de Execuções Penais do Distrito Federal, Bruno André é ex-procurador da Fazenda Nacional e professor do curso de pós-graduação em Direito Penal e Processo Penal do Instituto Brasiliense de Direito Público. Alexis Couto de Brito é doutor, mestre e professor de Direito Penal. Também dá aulas de direito processual penal e execução penal. Ele é autor de livros sobre o tema, além de pesquisador convidado na Universidade de Munique, na Alemanha.
O Artigo 5º inédito é exibido toda quarta-feira, às 21 horas, na TV Justiça. Horários alternativos: quinta-feira, 12h30; sábado, 12h30; domingo, 18 horas; segunda-feira, 19h; e terça-feira, 12h30.