Programas da TV Justiça exibidos nesta sexta-feira (28) discutem violência urbana e direito de morrer
Nesta sexta-feira (28), a TV Justiça leva ao ar o programa Repórter Justiça, que discute a ortotanásia e também o programa Fórum, que promove um debate sobre segurança e violência urbana no Brasil.
No Repórter Justiça, será discutida a possibilidade de um paciente em estágio terminal interromper o tratamento e ter o direito de escolher parar de tomar medicação, abreviar o sofrimento e esperar a morte natural. O promotor de Justiça Diaulas Ribeiro explica qual o procedimento que pode ser adotado em casos como esses. “Para o paciente cuja família não está preparada para isto, o ideal é que o paciente faça isso por escrito, reconheça a firma e entregue este documento ao seu médico quando for internado para um tratamento mais arriscado ou que pode levar ao fim da vida”, diz na entrevista.
O Repórter Justiça vai ao ar nesta sexta-feira, às 21h30 e pode ser visto durante a semana nos horários alternativos (Domingo – 18h30 / Segunda – 10h30 / Quarta – 18h / Quinta – 13h30).
Já o programa Fórum fala de pesquisas que apontam o crescimento da violência nas duas últimas décadas como um dos maiores entraves do desenvolvimento da América Latina, tendo em vista que o problema inibe os investimentos na região. No Brasil neste período, o número de assassinatos cresceu 237%. Pesquisa recente da Organização das Nações Unidas indica que todos os anos quarenta mil pessoas perdem a vida no país vítimas da violência.
Sobre o tema, o apresentador do programa Rimack Souto entrevista a secretária executiva do Conselho Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, Regina Mike, e o professor Arthur Trindade – Coordenador do Núcleo de Estudos sobre Violência e Segurança, da Universidade de Brasília (UnB).
A edição inédita do programa Fórum vai ao ar nesta sexta-feira, às 20h30. Horários alternativos: sábado, às 18h30 e segunda, às 21h.
Os programas também podem ser vistos no YouTube (www.youtube.com/stf)
Fonte: TV Justiça