Programação da TV Justiça de hoje fala de livros e decisões das Cortes do Mercosul
Entre a programação da TV Justiça desta quarta-feira (5), o programa Iluminuras mostra a obra do escritor José de Alencar, “Esboços Jurídicos”. O livro é uma raridade publicada em 1883, no Rio de Janeiro, e fazia parte do acervo do jurista Pontes de Miranda até ser doado para a Biblioteca do Supremo Tribunal Federal (STF).
A publicação trata da instituição do Júri que, segundo o autor, “foi a primeira instituição que teve a humanidade da verdadeira democracia representativa”. No programa, ainda tem o quadro Encontro com Autor que apresenta uma entrevista com o conselheiro do CNJ, Marcelo Neves, sobre sua obra Transconstitucionalismo.
Durante a entrevista, Marcelo Neves explica como chegou a esse conceito: “Eu estava em Florença, onde se estudava muito as novas questões pós-nacionais em face da questão da chamada globalização. Na discussão, muitos professores pretendiam sempre introduzir um novo conceito de Constituição. O problema pra mim não era esse, não era utilizar vários conceitos de Constituição, e sim procurar ver qual o tipo de problema que o Constitucionalismo Estatal Moderno procurava resolver”. A explicação completa está na entrevista que será exibida hoje a partir das 22h.
O programa ainda tem o quadro Ex-Libris, que desvenda a biblioteca pessoal da juíza do TJDFT, Luciana Camargo e também mostra alguns dos principais livros jurídicos que acabaram de chegar às livrarias como os títulos “Difusos e Coletivos – Direito do Consumidor”, de Bruno Pandori Giancole e Marco Antonio Araujo Junior, da Editora Revista dos Tribunais; “Curso de Processo Civil”, de Carlos Alberto Álvaro de Oliveira e Daniel Mitidiero, da Editora Atlas; e “Intervenção de Terceiros”, de Athos Gusmão Carneiro, da Editora Saraiva.
O programa inédito vai ao ar toda quarta-feira, às 22h e é reprisado no sábado, 18h; e na segunda-feira, 13h30, além de poder ser assistido em no canal do STF no YouTube (www.youtube.com/stf)
Cortes Supremas
Também na quarta-feira a TV Justiça exibe o programa Cortes Supremas, que esta semana mostra os detalhes da visita do presidente da Corte Suprema da República Dominicana ao Brasil. Além de conhecer o Superior Tribunal de Justiça, o ministro Jorge Sobero fechou acordos sobre o programa brasileiro de digitalização de processos judiciais.
O programa debate também decisão da Corte Internacional de Justiça, que rejeitou o pedido do governo da Argentina para desativar uma fábrica de celulose às margens do Rio Uruguai. Com a decisão da Corte, termina o impasse entre Argentina e Uruguai sobre a poluição causada pelas fábricas no rio que divide os dois países.
No quadro sobre Direitos Fundamentais, o Cortes Supremas mostra como as mudanças climáticas afetam as populações mais pobres e as alternativas da ONU para o uso sustentável do meio ambiente.
O programa inédito vai ao ar nesta quarta-feira, às 21h, e é reprisado sábado, 20h; segunda-feira, 00h; e terça-feira, 13h30, e também está na internet no canal do STF no You Tube (www.youtube.com/stf).
Fonte: TV Justiça