Programação da Rádio Justiça para terça-feira (26)
Revista Justiça
No quadro “Direito Penal”, o tema é a separação de detentos por celas nos presídios. Terça-feira também é dia da “Coluna Direito Imobiliário”, com a participação do presidente da Comissão de Direito Imobiliário da OAB-MG, Kênio de Souza Pereira, trazendo os destaques atuais da área. Terça-feira, às 8h.
CNJ no Ar
Preso provisório é aquele que ainda não foi julgado em definitivo. Essa situação deve ser entendida como excepcional, já que a Constituição Federal estabelece que, não havendo condenação, a regra é a liberdade. Mas, no Brasil, os provisórios já são 42% das pessoas presas. Segundo dados do Conselho Nacional de Justiça, eles são quase 200 mil de um total de 446 mil presos. Para mudar a realidade, o CNJ orienta os tribunais a realizar mutirões carcerários e verificar a necessidade de essas pessoas serem mantidas encarceradas. Caso as prisões não sejam mais necessárias, os presos provisórios recebem o direito de aguardar o julgamento em liberdade, o que ajuda a diminuir o quadro de superlotação no sistema carcerário. Sobre o assunto, acompanhe a entrevista com o coordenador do Grupo de Monitoramento e Fiscalização Carcerária do Tribunal de Justiça do Pará, Ronaldo Valle. Terça-feira, às 10h.
Defenda seus Direitos
Segundo dados da Superintendência de Seguros Privados (Susep), R$ 3,1 bilhões foram pagos pelos consumidores por garantias estendidas de bens duráveis, oferecidas por 15 operadoras em todo o país. Foi um aumento de 6,7% no valor nominal em relação a 2013. Entretanto, as dúvidas dos consumidores sobre esse tipo de seguro ainda são frequentes. Para repercutir os dados e explicar o que é a garantia estendida, o “Defenda seus Direitos” traz uma entrevista com o advogado especialista em Direito do Consumidor Arthur Rollo. Terça-feira, às 13h30.
Fatos ou boatos
Rogéria Gusmão é uma apresentadora de TV que está vivendo uma crise profissional, já que seu programa, “De cara com Rogéria”, tem sido alvo de críticas por conter muita baixaria. Assim, ela teve a ideia de criar o “Matérias com Rogéria”, um programa sério. Mas não tão sério assim. Em diversos horários e versão compacta sábados e domingos, às 20h30.
Rádio Justiça
Emissoras interessadas podem receber boletins diários produzidos pela Radioagência Justiça. Basta um cadastro no site. São jornais com as principais notícias do Judiciário transmitidos diariamente. A Rádio Justiça é sintonizada em 104,7 MHz, no Distrito Federal, pelo satélite ou pelo site www.radiojustica.jus.br. Siga a Rádio Justiça pelo Twitter no endereço http://twitter.com/radiojustica.