Programação da Rádio Justiça destaca Dia do Advogado

08/08/2008 19:15 - Atualizado há 12 meses atrás

Segunda-feira (11) é Dia do Advogado. A data marca a criação, por Dom Pedro I, dos dois primeiros cursos de ciências jurídicas no país: um em Olinda (PE) e outro em São Paulo. O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello fala sobre o assunto no "Jornal da Justiça – 1ª Edição". 

Também no noticiário de segunda-feira, o subdefensor público-geral Rui Cruvinel Filho comenta uma decisão inovadora do Tribunal de Justiça do Distrito Federal. O órgão condenou uma escola particular da Ceilândia a pagar R$ 3 mil para a família de uma criança vítima de agressão constante dos colegas. O “Jornal da Justiça – 1ª Edição” vai ao ar das 6h às 8h.

Olimpíadas de Pequim é o assunto principal do “Regra do Jogo”

Um dos temas do programa deste fim de semana são as Olimpíadas de Pequim. Quantas medalhas os atletas brasileiros poderão conquistar? Como controlar o uso de substâncias proibidas que podem melhorar o desempenho dos atletas? Mais: no quadro “Paixão Nacional”, o juiz auxiliar da Corregedoria Nacional de Justiça Paulo Régis Botelho, torcedor do Fortaleza, conta como driblou o pai, fanático pelo rival Ceará. O “Regra do Jogo” vai ar neste sábado (9), às 14h, e reprisa no domingo, às 20h30.

“Folhetim” debate a manipulação genética

Manipulação genética é tema do “Folhetim” deste fim de semana. O programa que analisa casos fictícios e explica como seria a aplicação na vida real revela, dessa vez, o que diz a legislação brasileira sobre a manipulação que deu poderes a personagens como os do filme X-Men, da série Heroes e da novela Os Mutantes, da Record. “Folhetim” vai ar neste sábado (9), às 14h30, e reprisa no domingo, ao meio-dia.

“Na Trilha da Vida” apresenta procurador que nas horas vagas mergulha em cavernas

Ao som de canções de Chico Buarque e Led Zeppelin, o programa deste fim de semana apresenta o procurador do Trabalho Ronaldo Curado Fleury. As músicas servem como pano de fundo para a história do procurador, marcada pelo combate à exploração dos trabalhadores dos portos. Nas horas vagas, Fleury gosta de mergulhar em cavernas. “Na Trilha da Vida” vai ao nesta sábado (9), às 9h, e a reprise, excepcionalmente, será às 23h.

Dia do Advogado é tema do “Espaço Forense”

Em homenagem ao Dia do Advogado, o “Espaço Forense” de segunda-feira (11) conta a história da criação e da evolução dos cursos de Direito no Brasil. Sobre o assunto, o programa entrevista o jurista Ives Gandra e o presidente da OAB paulista, Luiz Flávio Borges D”Urso. Também participa do programa a professora e mestre em Direito Daniele Comin Martins. A partir das 11h.

Profissão de advogado em discussão no “Direito Direto” 

Para exercer a profissão, os bacharéis em Direito precisam passar pelo Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Alguns especialistas questionam a necessidade do teste. No DF, o índice de aprovação geral no primeiro Exame da Ordem de 2008, por exemplo, foi inferior a 30%. Na segunda-feira (11), Dia do Advogado, o “Direito Direto” discute a profissão e a qualidade dos cursos no país. Entre os entrevistados está o presidente nacional da OAB, Cezar Britto. A partir das 15h.

“Hora Legal” debate indenização gerada por barata em alimento

Um guarda municipal residente em Uberaba (MG) será indenizado em R$ 15 mil por danos morais porque, em 2005, ele consumiu parcialmente uma lata de leite condensado que continha uma barata. A decisão é da 15ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJ-MG). O consumidor levou o produto ao Procon e, na presença de testemunhas, dois funcionários abriram a lata. Para mais detalhes, “Hora Legal” entrevista o juiz da 5ª Vara Cível do TJ-MG Wagner Guerreiro. A partir das 8h de segunda-feira (11).

“Justiça em Cena” estréia novela sobre crimes virtuais na segunda (11)

Celino é um hacker que adora ganhar dinheiro pela internet. Ele furta senhas de bancos e aplica golpes virtuais em internautas desavisados. Antes, Celino contava com a ajuda do amigo Paulão, agora um hacker regenerado. Os dois se encontram todos os dias na casa de Celino e conversam sobre o tempo, os golpes e os amores que não deram certo. Num desses dias, Celino foi surpreendido ao enviar mais um de seus e-mails falsos. Uma internauta, Estela, responde ao e-mail do golpe pensando que era de um ex-namorado. Resultado: Celino acaba se apaixonando por Estela. Começa uma troca de e-mails apaixonados entre a vítima e o golpista. O que Celino não sabe é que Estela não é tão vítima assim. “Caiu na rede é peixe” é a novela sobre crimes virtuais que estréia segunda-feira (11) no “Justiça em Cena”. Acompanhe em nove horários, de segunda a sexta-feira: às 5h50, 10h50, 13h50, 14h50, 17h50, 20h50, 23h50, 1h50, 3h50.

Radioagência Justiça

Emissoras interessadas podem receber boletins diários produzidos pela Radioagência Justiça. Basta um cadastro no site. São jornais com as principais notícias do Judiciário transmitidos diariamente.

A Rádio Justiça é sintonizada em 104,7 MHz, no Distrito Federal, pelo satélite ou pelo site www.radiojustica.gov.br.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.