Programa Repórter Justiça fala sobre o cerrado na semana do Meio Ambiente
O programa Repórter Justiça desta semana aproveita as comemorações relativas ao dia mundial do meio ambiente para falar sobre o cerrado brasileiro, um bioma único e frágil.
O cerrado é o segundo maior bioma brasileiro, com 33% da biodiversidade do país e considerado como a savana mais rica do mundo, mas está ameaçado de extinção. Em apenas quarenta anos metade da área de abrangência já foi destruída.
O que tem sido feito para conter o desmatamento do cerrado e preservá-lo? Somente vinte por cento do cerrado estão plenamente conservados, o que significa dizer que se nada for feito, em poucos anos boa parte das espécies vegetais e animais que compõem o ecossistema vai deixar de existir. Por causa disso o cerrado tem sido palco de projetos que visam a preservação e recuperação da área, como o plano de combate ao desmatamento.
A pesquisadora da área de restauração ecológica da Embrapa Cerrados, Lidiamar Barbosa explica: “Nós estamos buscando testar algumas metodologias para acelerar o processo de restauração, então a gente vai utilizar espécies arbóreas e arbustivas nesse processo de acelerar a restauração e que sejam atrativas à fauna”.
O programa mostra ainda histórias de gente que encontrou no cerrado a forma de sobreviver e ter sucesso profissional de maneira sustentável ao produzir alimentos e acessórios que valorizam o potencial da região.
O Repórter Justiça vai ao ar nesta sexta-feira, às 21h30 e pode ser visto durante a semana em horários alternativos (Domingo – 18h30 / Segunda – 10h30 / Quarta – 18h / Quinta – 13h30) e também no Youtube (www.youtube.com/stf ).
Fonte: TV Justiça