Programa Repórter Justiça fala sobre direitos garantidos da infância até a velhice
O Repórter Justiça desta semana mostra as diferenças entre direitos, deveres e o cotidiano desde a infância até a terceira idade.
Moradia, educação, transporte público, ambiente saudável. Todos são direitos básicos e estão garantidos na Constituição Federal, abrangendo toda a população, independente de sexo e idade.
O programa discute se as políticas públicas vigentes permitem que esses direitos sejam exercidos em sua plenitude, uma vez a população está vivendo mais e o país começa a enfrentar desafios para equacionar, ampliar e desenvolver novas políticas, além de renovar a legislação de atendimento a todas as faixas etárias, especialmente as mais frágeis que são encontradas na infância e na velhice.
As novas relações de trabalho, com um mercado cada vez mais competitivo, estão levando pais e mães a anteciparem o ingresso dos filhos na vida escolar. Nos tempos atuais os bebês já estão frequentando escolas e creches e o acúmulo de tarefas e compromissos dados para as crianças em idade de frequentar a pré – escola, e mesmo o nível fundamental, quase se equivalem às atividades de um universitário.
Para a antropóloga Karin Teixeira, “o investimento que se faz nos primeiros anos de vida de uma criança são fundamentais no início da construção desse pequeno indivíduo”, afirma.
O Repórter Justiça vai ao ar nesta sexta – feira, às 21h30 e pode ser visto durante a semana nos horários alternativos (domingo – 18h30 / segunda – 19h / quarta – 18h / quinta – 13h30) e também pelo YouTube, pelo endereço eletrônico www.youtube.com/programareporterjustica.
Fonte: TV Justiça