Programa Refrão faz homenagem ao dia Nacional da Consciência Negra
Nova revelação do Samba, Dhi Ribeiro é a convidada do programa Refrão desta semana, transmitido pela TV Justiça. Nascida em Nilópolis (RJ), criada em Salvador (BA) e radicada em Brasília (DF), a cantora de 43 anos – vinte deles dedicados à música, dá voz à Mistura da Raça, uma composição de Noca da Portela e Roberto Serrão, nomes famosos nas rodas de samba.
Para Dhi, a música é uma prece de agradecimento e uma forma de lembrar a origem e a formação racial do povo brasileiro. “Quando a gente vê o Brasil, tanta gente diferente e tão igual ao mesmo tempo, justamente porque vieram de tantas outras histórias que chegaram neste país, é muito gostoso”, diz.
O problema, segundo ela, é o fato de o conceito de raça ter se tornado uma forma de subjugar povos. “Existia uma força muito grande de um determinado grupo que precisava se sentir puro, superior. Nesse sentido, o branco foi associado ao bem, e o preto ao mal. É daí que vem a palavra racismo, que é a pior palava que pode existir, só perde mesmo para o preconceito”, sustenta.
A herança prejudicial das políticas racistas também são analisadas no programa pelo coordenador do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade de Brasília (UnB), Nelson Inocêncio.
Outro tema discutido no Refrão é a relação dos negros com o samba. Segundo Dhi, uma criação ímpar dos negros brasileiros. “Nós fundimos várias culturas e conseguimos criar essa coisa do batuque, que vem lá do chão e toma conta da gente. Porque é a música que diz o que a gente está sentindo”, afirma, orgulhosa.
O Refrão vai ao ar pela TV Justiça no domingo às 20h, com reprises na terça-feira às 18h, na quarta-feira às 13h30 e no sábado às 20h30. O programa também pode ser assistido pelo youtube, no endereço www.youtube.com./stf.
Fonte: TV Justiça