Programa Iluminuras entrevista autora sobre o surgimento da greve no mundo
No programa "Iluminuras" desta semana, mais uma obra rara encontrada pela equipe no sebo mais antigo de São Paulo. Trata-se da Livraria e Antiquário Calil, que está no mercado alfarrabista há 60 anos. A obra rara "Des Chroniques D’Engeuerran de Monstrelet" foi publicada em Paris, por Guillaume Chaudière, em 1572. A TV Justiça apresenta versão inédita nesta quarta-feira, às 22h, com reprises na sexta-feira, às 18h, sábado, às 21h, e terça-feira, às 13h30.
O quadro "Encontro com Autor" apresenta uma entrevista com a mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco e professora universitária Fernanda Barreto Lira. Ela fala sobre a obra: “A Greve e os Novos Movimentos Sociais”. A autora explica como a greve surgiu no Brasil e no mundo: “A greve é um fenômeno da modernidade, do industrialismo e ela surgiu pela insatisfação que o capitalismo provocou nas pessoas que precisavam viver do trabalho”.
No quadro "Ex-Libris", os livros preferidos do conselheiro da OAB-DF Osmar Alves de Melo. Apesar de não vir de uma família de estudiosos, o interesse dele pelos livros vem desde muito jovem. Além de obras de Direito, ele tem fascínio por obras sobre religiões e história.
E o programa mostra ainda uma seleção com alguns dos principais livros jurídicos que acabaram de chegar às livrarias. São eles: “O Alcance da Coisa Julgada na Ação Civil Pública”, de Cesar Henrique Kluge, da Editora LTR; “Constitucionalismo Durugente e Pós-Modernidade”, de Miguel Calmon Dantas, da Editora Saraiva; e “Comentários à Lei Complementar nº 116/03 – De Advogados para Advogados”, coordenado por Adolpho Bergamini e Diego Marcel Bomfim, MP Editora.
Fonte: TV Justiça