Programa Iluminuras entrevista autor sobre os direitos fundamentais

17/06/2009 10:00 - Atualizado há 9 meses atrás

No programa "Iluminuras" desta semana, uma obra rara da biblioteca do Senado Federal. Trata-se de um manuscrito publicado anonimamente na "Semana Ilustrada", em março de 1863. A raridade é uma poesia chamada “O Casamento do Diabo”, escrita por Machado de Assis. A TV Justiça apresenta versão inédita nesta quarta-feira (17), às 22h, com reapresentações na sexta, às 18h, sábado, às 21h, e terça-feira, às 13h30.

No quadro "Encontro com Autor", uma conversa com o advogado e mestre em Ciência Jurídica Daniel Marques de Camargo. Ele fala sobre a obra: “Jurisdição Crítica e Direitos Fundamentais”. O livro trata da construção histórica da proclamação dos Direitos Fundamentais, enfatizando os aspectos relacionados ao respeito e concretização dos princípios constitucionais. “Os Direitos Fundamentais de primeira, segunda e terceira dimensão, da forma como nós temos delineado, já são suficientes para preencher toda a necessidade do convívio em sociedade. O que é preciso é concretizar, efetivar, tornar vivos esses direitos fundamentais”, explica o autor.

Na dica de leitura do quadro "Estante", o livro: “Aprendizagem profissional e Políticas Públicas – aspectos jurídicos, teóricos e práticos”. A obra é composta por artigos de vários autores que tratam da profissionalização do adolescente e do jovem pela aprendizagem. E no quadro "Ex-Libris", a biblioteca pessoal de Fabíola Orlando, advogada e membro da Comissão de Mediação e Arbitragem da OAB do Distrito Federal. Ela abriu as portas de casa para falar sobre as obras preferidas.

Fonte: TV Justiça

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.