Programa Iluminuras entrevista autor sobre obra que fala da história da AGU
O programa Iluminuras desta semana apresenta uma obra raríssima encontrada na biblioteca da Câmara dos Deputados. O autor, Francisco de Brito Freire, foi governador de Pernambuco e a edição do livro começa com um belíssimo frontispício contendo motivos de frutas brasileiras e mostrando um navio com velas içadas.
O quadro Encontro com Autor entrevista o advogado da União e diretor da Escola da AGU, Jefferson Carús Guedes. Ele vem ao programa falar sobre a obra “Nos Limites da História – A Construção da AGU”. Durante a conversa, Jefferson explica como foi o processo de surgimento da Advocacia Pública no país: “A advocacia pública não surge, evidentemente, na Constituição ou a partir da Constituição de 88. Ela tem precedentes importantes que vêm desde a história colonial brasileira, se fortalece no império e se consolida seguramente desde a República. É na República que é criada a Consultoria Geral da República e a Procuradoria Geral da República e esses dois órgãos, durante cerca de noventa anos (…) exercem essa dupla função, que depois se funde na Advocacia-Geral da União a partir de 1988 e, concretamente, a partir da Lei Orgânica da Advocacia Pública, em 1993”.
Já no quadro Ex-Libris o passeio desta semana é pela biblioteca pessoal do advogado Fábio de Sousa Coutinho. Ele é um apaixonado por poesias, ensaios, prosa, filosofia e, claro, literatura jurídica.
E o programa mostra ainda alguns dos principais livros jurídicos que acabaram de chegar às livrarias. São eles: “Dicionário Jurídico Universitário”, de Maria Helena Diniz, da Editora Saraiva; “Código Penal Comentado”, de Celso Delmanto, Roberto Delmanto, Roberto Delmanto Junior e Fabio M. de Almeida Delmanto, da Editora Saraiva e “Direito Administrativo”, de João Batista Gomes Moreira, da Editora Fórum.
O programa inédito vai ao ar hoje às 22h. Horários alternativos: sábado, 18h; segunda-feira, 13h30. O Iluminuras também está no Youtube. Para ver este programa, basta acessar: www.youtube.com/programailuminuras.
Fonte: TV Justiça