Programa Iluminuras entrevista autor sobre o acesso à Justiça
No programa "Iluminuras" desta semana, uma visita à biblioteca Desembargador Antônio Mello Martins, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios. Ela foi fundada em 1960 e guarda mais de 32 mil títulos.
O quadro "Encontro com Autor" apresenta uma conversa com o juiz de Direito Luiz Felipe Siegert Schuch. Ele fala sobre a obra: “Acesso à Justiça e Autonomia Financeira do Poder Judiciário – A Quarta Onda?”. Na entrevista, o juiz de Direito destaca que “quando se trata de acesso à Justiça, que é um tema bastante estudado na academia, nós vemos esse estudo por vieses diferentes. Uns no aspecto processual, (…) outros no aspecto da assistência judiciária (…), mas o que eu procurei enfocar nesse livro é a ligação existente entre o acesso à Justiça, como um direito fundamental, e a capacidade do Poder Judiciário de se estruturar de forma capaz de atender essa demanda por jurisdição, que vem do acesso à Justiça”.
O "Iluminuras" mostra ainda uma seleção com alguns dos principais livros jurídicos que acabam de chegar às livrarias. São eles: “Previdência Privada”, de Jerônimo Jesus dos Santos, da Editora Rio de Janeiro, “Direito Penal do Trabalho”, de Ricardo Antônio Andreucci, da Editora Saraiva e “Direito Processual Penal”, de Denílson Feitoza, da Editora Impetus.
E no "Ex-Libris", um passeio pela biblioteca pessoal do conselheiro do CNJ Marcelo Nobre. Ele herdou o gosto pela leitura dos pais e do irmão mais velho e, desde criança, adora ler biografias e discursos de grandes políticos.
O "Iluminuras" também está no YouTube. Para ver este programa, basta acessar www.youtube.com.br/stf.
A TV Justiça apresenta versão inédita nesta quarta-feira, às 22h, com reapresentações na sexta-feira, às 18h, sábado, às 21h, e terça-feira, às 13h30.
Fonte: TV Justiça