Programa Iluminuras entrevista autor sobre Medicina Legal
No "Iluminuras" desta semana, uma raridade da Biblioteca da Câmara dos Deputados. A obra "Delectus florae et faunae brasiliensis", publicada em 1820, é ricamente ilustrada e contém 24 lâminas com 54 figuras representando espécies da flora e da fauna brasileira. Publicada em Viena, foi realizada sob os auspícios do Imperador Francisco I da Áustria, configurando uma parte dos resultados da expedição científica feita no Brasil, por Johan Christian Mikan, um médico e naturalista tcheco. A Tv Justiça apresenta versão inédita nesta quarta-feira, às 22h, com horários alternativos na sexta-feira, às 18h, sábado, às 21h, e terça-feira, às 13h30.
O quadro "Encontro com Autor" mostra uma entrevista com o professor de Medicina Legal e perito legista, Roger Ancillotti, que fala sobre sua obra: "Medicina Legal à Luz o Direito Penal e do Direito Processual Penal". Roger explica o conceito de Medicina Legal e conta sobre o surgimento desta ciência no Brasil: “A Medicina Legal existe desde os séculos XVIII e XIX, e é a medicina dos tribunais, é a medicina que auxilia nas sentenças, a medicina que dá apoio ao Direito. É uma ciência acessória ao Direito. Quando D. João VI chegou ao Brasil em 1808, dois anos depois, já existiam escritos de Medicina Legal. Então, é a medicina que traz apoio à Justiça, ao Direito, ao exercício da lei”.
No "Ex-Libris", a biblioteca pessoal do ministro do Superior Tribunal de Justiça Félix Fischer. Ele está no tribunal desde 1996 e é um apaixonado por literatura. Tanto que foi pela leitura de um livro que ele descobriu a vocação para o Direito. O programa mostra ainda uma seleção com alguns dos principais livros jurídicos que acabaram de chegar às livrarias.
Fonte: TV Justiça