Programa Iluminuras entrevista autor sobre Direito Administrativo
No programa "Iluminuras" desta semana, uma obra rara de 1894 que analisa a população brasileira do ponto de vista da psicologia criminal, e o Brasil, pelo viés antropológico e étnico. O livro se chama “As Raças Humanas e a Responsabilidade Penal no Brasil” e foi encontrado na biblioteca do Superior Tribunal de Justiça.
O quadro "Encontro com Autor" apresenta uma conversa com o professor de Direito Administrativo, doutor em Direito do Estado e conselheiro federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Romeu Felipe Bacellar Filho. Ele fala sobre o livro: “Reflexões sobre Direito Administrativo”. Na entrevista, Romeu destaca a importância da ética no poder público: “É muito importante tratar de ética, principalmente na administração pública e esse é um tema que vem sendo tratado, por incrível que pareça, com mais aprofundamento de quinze anos pra cá (…). É importante nós percebermos que não só o administrador público, mas também aquele que com ele se relaciona, mantenha um comportamento ético”, diz.
O "Iluminuras" mostra ainda uma seleção com alguns dos principais livros jurídicos que acabaram de chegar às livrarias. São eles: “Curso de Direito Processual do Trabalho”, de Manoel Antonio Teixeira Filho, volumes I, II e III, da Editora LTR; “Constituição da República Federativa do Brasil”, da Coleção Saraiva de Legislação, da Editora Saraiva; e “Responsabilidade Civil do Empregador no Acidente do Trabalho – Cálculos”, de Julpiano Chaves Cortez, da Editora LTR.
E no quadro "Ex-Libris", os livros preferidos do desembargador do Tribunal Regional Federal da Primeira Região Tourinho Neto. Bastante eclético, gosta de literatura, discursos, biografias, mas a grande paixão de Tourinho Neto são os livros de Rui Barbosa.
O "Iluminuras" também está no YouTube. Para ver este programa, basta acessar www.youtube.com.br/stf.
A TV Justiça apresenta versão inédita nesta quarta-feira, às 22h.
Horários Alternativos: sexta-feira – 18h / sábado – 21h / terça-feira – 13h30
Fonte: TV Justiça