Programa Iluminuras, da TV Justiça, entrevista autor sobre rádios comunitárias

28/07/2009 20:55 - Atualizado há 9 meses atrás

O Iluminuras desta semana, da TV Justiça, apresenta um sebo de Goiânia chamado Bazar Cultural. Lá são encontradas obras da década de 40 e vários livros de Direito. O programa, que tem o formato de uma revista eletrônica voltada para a literatura jurídica, destaca também uma dica de leitura no quadro Estante: o livro Ações Renovatórias e Revisionais em Shopping Centers, de Mario Cerveira Filho. Na obra, o autor explica temas como a atipicidade do contrato de locação em shoppings centers, a importância do registro, denúncia vazia, além de um estudo pormenorizado das ações renovatórias e revisionais.

O quadro Encontro com Autor mostra uma entrevista com o mestre em Direito, Estado e Constituição e professor de Direito, Daniel Augusto Vila-Nova Gomes. Ele fala sobre o livro “Rádios Comunitárias, Serviços Públicos e Cidadania”, lançado recentemente. O autor falou, entre outras coisas, do surgimento dessas rádios comunitárias no Brasil: “As rádios comunitárias surgiram no país a partir da década de 60 e 70, com o movimento das rádios de alto falante e das rádios livres. Foi um momento de bastante restrição política em que essas lideranças locais buscaram contestar o modelo repressivo do Estado e imaginar formas alternativas de comunicação para além de uma mídia concentrada, que no período era basicamente capitaneada por uma concentração no rádio e uma concentração na televisão”, explica.

Já no quadro Ex-Libris será possível conhecer a biblioteca pessoal do ministro do Superior Tribunal de Justiça, Luiz Fux. Ele foi nomeado ministro do Superior Tribunal de Justiça em 2001. É integrante da Corte Especial do Tribunal, já publicou várias obras e também é membro da Academia Brasileira de Letras Jurídicas desde 2008. O ministro recebeu a equipe do Iluminuras para falar sobre algumas de suas obras preferidas. E o programa mostra ainda uma seleção com alguns dos principais livros jurídicos que acabaram de chegar às livrarias.

 

Inédito: quarta-feira – 22h, na TV Justiça

Horários alternativos: sexta-feira – 18h / sábado – 21h / terça-feira – 13h30
 

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.