Programa Fórum recebe ministra Ellen Gracie, hoje, às 22h
O programa Fórum recebe a ministra Ellen Gracie, do Supremo Tribunal Federal, que dá continuidade aos debates promovidos pela série “O Judiciário Debate a sua Reforma”, veiculada pela TV Justiça. Durante a entrevista, que irá ao ar hoje (14/10), às 22h, a ministra fala sobre a formação dos profissionais do Direito, a insegurança jurídica gerada pelos embargos, a Justiça eleitoral brasileira, o processo eletrônico, a morosidade do Judiciário.
Na opinião da ministra, o termo “reforma” não seria o mais adequado. Ela acredita que a expressão ideal seria aquela que resumisse um movimento permanente para o aperfeiçoamento do Judiciário. Ellen Gracie apresenta alguns quadros que mostram a evolução do Poder Judiciário em termos de processos, Orçamento e número de servidores e magistrados. A ministra destaca que o juiz consome 11% do tempo total do processo, enquanto os advogados das partes 20%. E revela: a maior parte do tempo processual é consumida pelos cartórios, que utilizam 70% do tempo.
“Eu acredito que qualquer proposta de aprimoramento tem que partir de um real conhecimento da situação, a qual só se obtém através de dados confiáveis. Para isso, é preciso que haja um banco de dados bem alimentado e esse banco de dados nós temos no Supremo Tribunal Federal”, diz a ministra.
Durante a entrevista, Ellen Gracie lembra também que será realizado no mês de novembro, em Brasília, o I Encontro de Administração Judiciária. No evento, “haverá demonstração das experiências inovadoras que estão sendo realizadas, todas no sentido de desburocratizar o processo”, afirma. O programa Fórum será reprisado na próxima quinta-feira (16/10) às 7h.
#EC/SJ//AM