Programa de visitação traz ao STF estudantes de Direito
Duas turmas de estudantes de Direito visitaram hoje (12/9) o Supremo Tribunal Federal. Uma delas, com 42 alunos cursando o quarto semestre de Direito da Universidade Paulista de Ribeirão Preto (Unip). A outra turma estava representada por 25 alunos da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.
As duas universidades incentivam programas de visitação a Brasília. O objetivo é enriquecer a experiência discente com a visitação à capital político-administrativa do país. Os alunos conhecem a sede dos Três Poderes, os Tribunais Superiores e outros pontos turísticos.
A visitação ao STF foi possível graças ao programa de visitação do tribunal, destinado a estudantes de Direito.
As visitas programadas ocorrem, em geral, no dia das sessões das Turmas (terças-feiras) e das sessões Plenárias (quartas e quintas-feiras). A média de visitação, segundo o Cerimonial, é de duas turmas por semana.
Os estudantes visitam o protocolo do STF, recebendo informações sobre os trâmites dos processos, e a biblioteca do Supremo, que é considerada uma das melhores de Brasília por conter um rico acervo jurídico.
Os alunos também assistem à sessão plenária, conhecem os bustos de estadistas no Salão Nobre, como por exemplo, o de Epitácio Pessoa, que ocupou cargos nos Três Poderes, e a galeria dos retratos dos ex-presidentes da Casa no Salão Branco. Durante a visita, o estudante aprende sobre a história da Justiça brasileira com a ajuda do cerimonial, que realiza constantes pesquisas para dar mais informações aos visitantes.
Ao final da visitação, é entregue a cada um dos futuros graduados em Direito, um certificado da visita. Além de estudantes de Direito de todo o país, visitam também o Supremo turmas de universidades estrangeiras, como por exemplo, Oxford e Yale.
Para se inscrever:
A visita não precisa ser combinada previamente porque as sessões do STF são públicas, mas o agendamento possibilita uma melhor receptividade do tribunal, que se organiza para receber o grupo.
A universidade interessada em trazer seus alunos deve entrar em contato com o serviço de Cerimonial do Supremo pelos telefones 217-4058/4059/4065, via fax: 217-4064 ou pelo correio eletrônico visitacao@stf.gov.br. O cerimonial anota as informações do responsável e passa por fax os procedimentos que devem ser observados pela turma, como a adequação no uso das roupas. São agendados grupos de, no mínimo, dez componentes e o máximo de 40.
Estudantes de Ribeirão Preto (cópia em alta resolução)
Estudantes de Mato Grosso do Sul (cópia em alta resolução)
EC//AM