Programa da TV Justiça fala sobre o crescente problema do lixo
É cada vez maior o volume de lixo gerado pelas pessoas. Diariamente, no mundo, são produzidos dois milhões de toneladas de lixo, sendo que a contribuição brasileira neste volume fica entre 25 a 130 mil toneladas/dia. O problema do lixo é tão sério que há alguns anos virou tráfico nos países desenvolvidos. O resultado disso é que grupos criminosos resolveram transformar em lixeira o fundo do mar e o território de países pobres ou emergentes, com pouca ou nenhuma legislação ambiental.
O Repórter Justiça desta semana destaca na TV Justiça a legislação ambiental brasileira, estabelecida pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente, em 1993, a tentativa de se estabelecer leis e diretrizes para o saneamento básico e a separação dos resíduos recicláveis.
“O Conama já expediu um número enorme de resoluções que são muito úteis para nós que atuamos na área ambiental e que, em muitas vezes, é tudo o que temos. O problema é que os advogados das empresas que poluem sustentam que essas resoluções não têm força de lei. Isso cria uma situação de fragilidade que a gente poderia não ter”, ressalta a subprocuradora-geral da República, Sandra Cureau.
O programa também mostra o exemplo da Ecovila do Cerrado, uma comunidade no interior de Goiás que vive de forma ecologicamente correta, e como o lixo pode gerar renda com a reciclagem nas cooeprativas de catadores de lixo.
Repórter Justiça vai ao ar nesta sexta, às 21h30.
Inédito: Sexta – 21h30
Horários Alternativos: Sábado – 18h / Segunda – 13h30 / Quarta – 18h