Programa da TV Justiça conta história dos Soldados da Borracha
A TV Justiça transmite nesta quinta-feira (14/11) reportagem sobre a “guerra particular” dos chamados Soldados da Borracha e a vitória alcançada no Tribunal Regional Federal da 1ª Região, em Brasília.
Contada no programa Via Legal, será possível conhecer a história dos seringueiros que durante a Segunda Guerra Mundial, atendendo ao apelo do governo federal, se embrenharam na floresta amazônica para trabalhar nos seringais, de onde saía a matéria-prima da guerra. Após anos de batalha judicial, os seringueiros foram dispensados de comprovar o trabalho prestado. E ganharam o direito de receber uma pensão vitalícia.
Ainda no Via Legal, uma reportagem na sede do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, onde ocorreu o “Projeto Memória”, realizado no Centro Cultural Justiça Federal, antiga sede do Supremo Tribunal Federal. Os ministros aposentados do STF Aldir Passarinho e Oscar Dias Corrêa participam de um “talk show” em que contam histórias e fatos curiosos da Justiça Federal.
O programa traz outro destaque: visita ao Departamento Jurídico XI de Agosto, da Faculdade de Direito do Largo São Francisco. Lá, estudantes de Direito prestam assistência jurídica gratuita para a população de baixa renda, há oito décadas. A reportagem revela como o trabalho é compensador para estudantes e beneficiados.
Confira também a primeira reportagem da série sobre lavagem de dinheiro. O crime não é novo, a lei que regulamenta sua punição já vigora há quatro anos, mas mesmo assim, é bastante reduzido o número de processos que chegam até a Justiça. Na reportagem é mostrado o que o Conselho da Justiça Federal decidiu fazer a respeito do problema e o espectador ainda descobre no quadro “Aprender Direito” o significado da expressão lavagem de dinheiro e o que pode acontecer a quem pratica esse crime.
O programa Via Legal é produzido pelo Centro de Estudos Judiciários do Conselho da Justiça Federal, em Brasília, e essa edição vai ao ar na quinta-feira (14/11), às 18h e 22h, sexta (15/11), às 12h, sábado (16/11), às 18h e domingo (17/11), às 17h30.
#NC/DF//AM