Programa Corte Aberta é um dos destaques no podcast “Supremo na Semana”

O episódio #32, que está disponível nas plataformas de áudio, também abordas as decisões da semana, como o julgamento que estende a licença-maternidade de 180 dias aos servidores que são pais solo.

14/05/2022 11:10 - Atualizado há 8 meses atrás

O novo episódio do podcast “Supremo na Semana”, publicado neste sábado (14), explica a decisão que estende a licença-maternidade de 180 dias a servidores federais que sejam pais solo. O episódio traz, ainda, uma entrevista com o secretário-geral do Supremo Tribunal Federal, Pedro Felipe de Oliveira Santos, sobre o Programa Corte Aberta, lançado pela Corte nesta semana.

Clique aqui para ouvir o #EP32

O secretário-geral explica que a ferramenta disponibiliza uma base de dados ampla e transparente do Tribunal para os cidadãos. Ele destaca que a demanda por transparência no Supremo é permanente, vinda de acadêmicos, jornalistas e também dos cidadãos em geral, que buscam conhecer o funcionamento do Supremo, dados de processos judiciais e como acontecem as deliberações.

Pedro Felipe ressaltou que o trabalho foi realizado por uma equipe multidisciplinar (estatísticos, cientistas de dados, designers, técnicos jurídicos, jornalistas) com mais de 30 pessoas, vinculadas a oito secretarias do Tribunal. Entre as novidades está a unificação das informações estatísticas em uma única base de dados, facilitando o acesso e aumentando a transparência.

“O Programa Corte Aberta, de maneira geral, é um programa de governança de dados em que o Supremo tem tentado aperfeiçoar cada vez mais o modo como se produzem, como se regulam e como se divulgam os dados à sociedade”, afirmou.

O podcast é apresentado pela jornalista Mariana Xavier, da TV Justiça, e tem comentários de Thais Faria, analista jurídica da Rádio Justiça.

PR/EH

 

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.