Programa Artigo 5º trata da importância da conciliação para o consumidor
Ideal é tentar, sempre, resolver os problemas com a ajuda da conciliação. Mas, caso isso não seja possível, o Judiciário está aberto aos consumidores.
A Constituição Federal determina que o Estado é responsável por promover direitos e defesa do consumidor. O programa Artigo 5º desta semana discute o que tem sido feito para garantir esses direitos. Para facilitar a vida de quem precisa reclamar, funcionários de instituições públicas e privadas estão sendo capacitados. E a busca pela conciliação, agora, também pode ser feita pela internet.
Para falar sobre o tema, o programa Artigo 5º convidou Denis Sarausa, presidente da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, Meio Ambiente e Cidadania (ABRADEC). Ele explica que grandes empresas dispõem de canais de comunicação na internet e ensina que esse deve ser o primeiro passo para tentar resolver algum problema. A advogada Cláudia Ferreira, especialista em Direito do Consumidor, também participa do programa e alerta que não basta fazer a queixa por telefone. É preciso formalizar qualquer tentativa de conciliação.
Exibições:
Inédito: 10/9, às 21h30.
Reapresentações: 12/9, às 10h; 13/9, às 7h30; 14/9, às 7h; e 16/9, às 11h.