Programa Artigo 5º debate combate às drogas
A cada 200 pessoas, uma é dependente química. Em todo o mundo, 27 milhões têm problemas com o uso frequente de entorpecentes. O programa Artigo 5º desta semana mostra como é a política brasileira de enfrentamento às drogas.
Para debater o que tem sido feito na prevenção e no combate aos entorpecentes, a TV Justiça convidou o secretário nacional de Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça, Vitore Maximiano. Ele explica que o Estado tem investido cada vez mais em políticas de prevenção e no trabalho de investigação para evitar a oferta de drogas no país. “Precisamos muito dessa ação de inteligência e investigação para chegar aos grandes importadores e distribuidores e às organizações criminosas", afirma. "Esse é um passo importante que o Brasil tem que dar a partir da melhor interação entre as polícias estaduais e a própria Polícia Federal. E isto tem sido feito”.
Também participa do programa o advogado criminalista Amaury Andrade, que fala sobre o que mudou com a lei das drogas. “Temos implicações pesadas para o traficante de drogas. Já o usuário, uma vez condenado, perde a primariedade". Segundo o advogado, a partir da entrada em vigor da Lei 11.343/2006 o Estado tem sido brando com o usuário, "até por entender que este é mais um problema de saúde pública que uma questão criminal”.
Exibições:
Inédito: 3/6, às 21h.
Reapresentações: 4/6, às 12h30; 5/6, às 10h; 6/6, às 7h30; 7/6, às 7h; e 8/6, às 12h30.