Programa Academia debate o papel das Comissões Parlamentares de Inquérito
Nesta semana o programa Academia, da TV Justiça, debate a dissertação apresentada por Wellington Moisés de Oliveira, que tem como tema: “Comissões Parlamentares de Inquérito: origem, conceito e desempenho”. Um estudo apresentado no curso de mestrado em ciência política, do Centro Universitário Euroamericano – Unieuro – em Brasília, para obtenção do título de mestre em ciências políticas.
Segundo Wellington Oliveira, um importante instrumento para cumprir a função de fiscalizar desmandos no Estado é a investigação parlamentar ou Comissão Parlamentar de Inquérito – (CPI). São órgãos do Poder Legislativo com a atribuição constitucional de investigar fatos determinados. Atuam no controle da administração pública e na defesa dos interesses da coletividade. Mas nem sempre os resultados dessas investigações satisfazem os anseios do povo.
No Academia você também confere a bibliografia utilizada neste estudo. Vamos também revelar detalhes importantes de uma banca examinadora, conversar com jovens acadêmicos no quadro “Estudantes”, e você confere no Perfil um pouco da vida de José Geraldo de Ataliba Nogueira, que fez uma brilhante carreira como jurista brasileiro.
Para debater o tema ”Comissões Parlamentares de Inquérito: origem, conceito e desempenho” convidamos: Gustavo Javier Castro Silva, doutor em sociologia; e Carlos Dominguez, doutor em história.
O programa Academia é um espaço aberto ao conhecimento. Para participar basta enviar e-mail para academia@stf.jus.br. Ele vai ao ar no domingo, às 20h30. Horários alternativos: quarta – 19h30 / quinta – 10h. O programa também pode ser visto na internet no endereço eletrônico www.youtube.com/stf
Fonte: TV Justiça