Primeira mulher a integrar Corte Suprema sul-coreana visita presidente do STF

01/04/2008 17:01 - Atualizado há 12 meses atrás

Primeira ministra mulher a ser nomeada para a Corte Suprema da Coréia do Sul, Young Ran Kin esteve na tarde desta terça-feira (01/04) com a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Ellen Gracie. A juíza sul-coreana disse que veio conversar com Ellen Gracie – que também foi a primeira mulher nomeada para o STF – sobre o papel da mulher nas cortes supremas de justiça e sobre como fazer para que as juízas possam exercer plenamente sua influência no trabalho jurisdicional.

Segundo Young Ran Kin, as duas discutiram alternativas para que a participação das juízas possa crescer no contexto das cortes supremas. A ministra sul-coreana disse, ainda, que aproveitou o encontro para convidar a ministra Ellen Gracie para a Conferência da Associação Internacional de Mulheres Juízas, que acontece em Seul, capital da Coréia do Sul, em 2010.

A ministra Ellen Gracie demonstrou grande interesse no convite, disse a ministra coreana. Young Ran Kin revelou que Ellen Gracie contou não ter participado das últimas duas conferências, que aconteceram em 2006 e 2008, devido à sua agenda de presidente do STF. Mas que, em 2010, como não estará mais à frente da corte suprema brasileira, afirmou que tentará participar desse encontro.

MB/LF

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.