Presidente e vice do STF dão boas-vindas a magistrados recém-empossados no TRF-4, TJ-PR e TJ-SC

Grupo com 74 juízes esteve no STF nesta quinta-feira (24).

24/10/2024 21:11 - Atualizado há 2 meses atrás
Foto colorida na horizontal da sala cheia dos novos magistrados sentados em poltronas vermelhas. na frente deles, numa mesa, estão o presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, o vice-presidente, ministro Fachin, e o ministro Benedito Gonçalves, do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Foto: Fellipe Sampaio/STF

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, e o vice-presidente da Corte, ministro Edson Fachin, receberam nesta quinta-feira (24), na Corte, um grupo de 74 integrantes da magistratura recém-empossados no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), no Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJ-PR) e no Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina (TJ-SC).

O encontro foi organizado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) e faz parte do módulo nacional de formação inicial. Além de Barroso e Fachin, também integrou a mesa o diretor-geral da Enfam, ministro Benedito Gonçalves, do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

O presidente do STF disse que, ao ver os novos magistrados, “lembrou da alegria que sentiu” na primeira vez em que assinou uma peça com o nome dele escrito como procurador do Estado do Rio de Janeiro. “Desejo que vocês tenham esse mesmo sentimento na primeira vez em que forem assinar uma peça”.

Ao aconselhar os novos juízes e juízas, Barroso afirmou que o Brasil precisa muito dos magistrados. “Um juiz íntegro, dedicado ao trabalho e verdadeiramente vocacionado é uma benção para qualquer nação. Vocês servirão a um país que necessita de gente comprometida a fazer justiça”, declarou.

Já o vice-presidente do STF, ministro Edson Fachin, afirmou que o exercício da magistratura vai muito além de uma função técnica. Segundo Fachin, trata-se de “um chamado que exige não apenas conhecimento jurídico profundo e equilíbrio nas decisões, mas também coragem, integridade e compromisso com os mais altos princípios da justiça em busca de uma sociedade livre, justa e solidária”.

(Jorge Macedo//AD)

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.