Presidente do Supremo dá posse a Gilmar Mendes, 154º ministro da Corte (republicada)

20/06/2002 18:54 - Atualizado há 4 meses atrás

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Marco Aurélio, deu posse hoje (20/06) ao novo ministro da Corte, Gilmar Mendes.
 
Em uma breve Sessão Solene na qual não houve discursos, conforme é praxe, Gilmar Mendes assumiu a vaga deixada pelo ministro Néri da Silveira, que se aposentou compulsoriamente ao completar a idade de 70 anos em 24 de abril último.
 
Marcada para as 16 horas, a Sessão Solene durou 20 minutos e foi transmitida ao vivo para todo o país pela NBR – canal de TV a cabo da Radiobrás. A TV Nacional também transmitiu a cerimônia para o Distrito Federal.
 
O 154º ministro a ocupar uma vaga no Supremo Tribunal Federal foi levado ao Plenário pelos ministros Ellen Gracie, que é a mais nova, e Moreira Alves, que é o mais antigo da Casa.
 
Após a execução do Hino Nacional pela Banda do Corpo dos Fuzileiros Navais, Gilmar Mendes prestou juramento. O Diretor-Geral do Supremo, Francisco Silvino de Jesus Ferreira Matos, então, leu o termo de posse e o presidente, ministro Marco Aurélio, declarou o novo ministro empossado.
 
Em seguida, os ministros Moreira Alves e Ellen Gracie acompanharam o ministro Gilmar Mendes até a cadeira que passará a ocupar no plenário do Supremo Tribunal Federal, ao lado do ministro Nelson Jobim.
 
Ladeado pelo vice-presidente da República, Marco Maciel e pelo Procurador-Geral da República, Geraldo Brindeiro, o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Marco Aurélio, encerrou a solenidade.
 
Em seguida, o presidente do STF convidou os presentes ao  Salão Branco, onde Gilmar Mendes recebeu os cumprimentos.
 
Diversas autoridades compareceram ao Tribunal para prestigiar o novo ministro. O vice-presidente da República, Marco Maciel, representou o presidente Fernando Henrique Cardoso. O presidente do Senado Federal, Ramez Tebet, também esteve presente acompanhado por deputados e senadores.
 
Todos os ministros da Corte assistiram à cerimônia ao lado dos colegas aposentados Aldir Guimarães, Célio Borja, Francisso Manoel Xavier, Néri da Silveira, Octávio Gallotti, Luiz Rafael Mayer, Oscar Dias Corrêa e Paulo Brossard.
 
O Poder Judiciário foi representado por presidentes de Tribunais Superiores e estaduais que compareceram ao lado de muitos ministros, juízes e desembargadores.


Vieram o presidente do Superior Tribunal de Justiça, Nilson Naves, o ministro Ronaldo Lopes Leal, representando o presidente do Tribunal Superior do Trabalho, Francisco Fausto de Medeiros e o presidente do Tribunal de Contas da União, Humberto Souto.
 
Do Ministério Público, vieram o Procurador-Geral da República, Geraldo Brindeiro, procuradores e promotores de Justiça de diferentes localidades do Brasil.
 
O Presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Rubens Approbato Machado compareceu, junto com o presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros, desembargador Cláudio Baldino Maciel, e demais presidentes de associações.
 
Entre os ministros de estado que representaram o Poder Executivo vieram o da Educação, Paulo Renato, da Defesa, Geraldo Quintão, da Agricultura, Pratini de Morais e da Controladoria-Geral da União, Anadyr Mendonça.


Entre os governadores compareceram o do Distrito Federal, Joaquim Roriz, de Mato Grosso, José Rogério Salles, do Tocantins, José Wilson Siqueira Campos, e representantes dos governos estaduais do Rio de Janeiro, Alagoas, São Paulo, Maranhão e Rio Grande do Sul.
            
Vieram também o presidente do Banco Central, Armínio Fraga e o Chefe da Casa Civil da Presidência da República, Pedro Parente.
 
Dentre chefes de missão diplomática, estiveram presentes os embaixadores da Espanha, José Coderch Planas, dos Estados Unidos, Donna Hrynak, e da Argentina, Juan Jose Uranga.
 
Familiares, amigos e convidados do novo ministro do STF, Gilmar Mendes, também vieram homenageá-lo.
.
O Cerimonial do STF estima que cerca de 3 mil pessoas compareceram ao Tribunal para a posse.
 
Como o plenário só comporta 200 pessoas, os demais convidados assistiram à cerimônia exibida em um telão instalado nas salas das Turmas.


Em entrevista à imprensa depois de ser empossado, Gilmar Mendes disse que o cargo de ministro do Supremo será um “desafio”


“Sem dúvida, é uma marca extremamente importante na minha biografia e na minha atuação. Eu venho neste momento para aprender. Eu tenho que,  na verdade,  participar de um novo espírito, que é um espírito de colegiado”, declarou o novo ministro.



 
#JÁ/SS/BB/SS///RP



Presidente do Supremo empossa Gilmar Mendes (cópia em alta resolução)



Gilmar Mendes assina termo de posse (cópia em alta resolução)



Ministros de estado vieram à posse de Gilmar Mendes (cópia em alta resolução)


 



Ministro Néri cumprimenta o sucessor (cópia em alta resolução)



Marco Maciel representa o presidente Fernando Henrique (cópia em alta resolução)


 


 


 



Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.