Presidente do STF visita instalações do projeto “Judô com Tranquilini” em São Sebastião (DF)
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, visitou na tarde de hoje (30) as instalações do projeto “Judô com Tranquilini”, na cidade-satélite de São Sebastião, a 25 quilômetros de Brasília (DF). Voltado ao desenvolvimento de crianças carentes de escolas da rede pública do Distrito Federal por meio da prática do esporte de origem japonesa, o projeto é desenvolvido pelo campeão brasileiro, sul-americano e pan-americano de judô, José Mário Tranquilini.
O ministro foi homenageado pelas crianças no tatame. Onze delas apresentaram um jogral, vestidas com togas pretas, ao estilo das utilizadas pelos 11 ministros do STF nas sessões plenárias. As crianças presentearam Mendes com desenhos de seu rosto. “Achei muito interessante e muito divertido: os meninos falando de direitos e reconhecendo o papel do Supremo Tribunal Federal nas suas vidas. A TV Justiça e a nossa forma de comunicação estão aproximando o Supremo das pessoas”, ressaltou.
O presidente do STF ressaltou a importância de projetos como este. “Já havia prometido ao Tranquilini que viria aqui para dar um incentivo e também conhecer o projeto. Acho extremamente importante que nós participemos dessas iniciativas. No âmbito do próprio Supremo e do CNJ, temos incentivado esse tipo de prática. Temos hoje crianças fazendo programas na Rádio Justiça, programas que inclusive já foram premiados”, afirmou.
Perguntado sobre a importância da iniciativa na formação da futura classe política do Distrito Federal, principalmente após o escândalo de corrupção em Brasília, o presidente do STF afirmou que projetos como este são uma demonstração de “uma cidadania sadia que avança”.
VP//AM
* Acompanhe o dia a dia do STF também pelo Twitter: http://twitter.com/stf_oficial