Presidente do STF recebe titular de ministério italiano para reformas constitucionais

29/09/2016 16:30 - Atualizado há 8 meses atrás

A presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Cármen Lúcia, recebeu nesta quinta-feira (29) a ministra para as Reformas Constitucionais e as Relações com o Parlamento da Itália, Maria Elena Boschi, e o embaixador da Itália no Brasil, Antonio Bernardini. O tema central do encontro foi a reforma constitucional italiana, a qual, aprovada pelo Parlamento, será submetida a referendo popular no dia 4 de dezembro.

A presidente do STF e a ministra italiana trocaram impressões e informações sobre questões constitucionais nos dois países e o papel das constituições no dia a dia da sociedade. Maria Elena Boschi explicou que a reforma proposta na Itália prevê a redução em um terço dos cargos parlamentares, que hoje chega a 945 e do número de partidos, visando ao maior controle social sobre os membros eleitos. Igualdade de gênero, confiança da sociedade no parlamento, desemprego entre jovens, desigualdade e previdência social também foram temas debatidos na reunião.
 

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.