Presidente do STF recebe senadores da CPI da Pedofilia
A ministra Ellen Gracie, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), recebeu na tarde desta quinta-feira (3) senadores da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Pedofilia. Estiveram com Ellen Gracie os senadores Magno Malta (PR-ES), Romeu Tuma (PTB-SP) e Demóstenes Torres (DEM-GO) – respectivamente presidente, vice e relator da comissão, além dos senadores Eduardo Azeredo (PSDB-MG) e Virgínio de Carvalho (PSC-SE).
Após o encontro, o senador Magno Malta disse que veio pedir a ajuda do Supremo para os trabalhos da CPI. “Existem processos, existem investigações em curso, em que nós precisamos que a justiça nos ajude”, disse. No entendimento do senador, é preciso que seja dada prioridade aos processos que tramitam na justiça e que envolvem pedofilia, “para que a sociedade possa efetivamente punir quem deve ser punido”.
A CPI pretende ser propositiva, disse o senador. A idéia da comissão é apresentar ao parlamento projetos de lei, para que se possa, ao final, construir uma legislação de combate à pedofilia no país, que cresceu muito com o advento da internet. Para isso, prosseguiu o senador, a conversa com a presidente do STF também tratou da possível criação de um grupo multidisciplinar que reúna procuradores, juízes, representantes de entidades de direitos humanos e do Ministério da Justiça – além de um representante do Supremo a ser designado pela ministra.
De acordo com o presidente da CPI, a ministra teria se prontificado a auxiliar o trabalho da comissão, que ele fez questão de frisar não ser uma CPI de disputa política, mas uma CPI da sociedade. “[A ministra] viu com bons olhos e se colocou à disposição para ajudar”, concluiu o senador.
MB/EH