Presidente do STF recebe representantes da Unesco para discutir desinformação e parcerias
No encontro, o ministro Luís Roberto Barroso tratou dos impactos da desinformação e da inteligência artificial nas instituições.
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, se reuniu nesta quarta-feira (17) com a diretora e representante da Unesco no Brasil, Marlova Jovchelovitch Noleto. O tema do encontro, realizado no Tribunal, foi a desinformação e seus impactos negativos para as instituições públicas e privadas. O chefe da Área de Liberdade de Expressão e Segurança de Jornalistas da Unesco, Guilherme Canela, também participou do encontro.
Barroso e Marlova Noleto conversaram sobre as propostas de regulação de plataformas digitais, além de diretrizes para a aplicação de inteligência artificial e seus desafios no mundo moderno. A Unesco é parceira do STF no Programa de Combate à Desinformação, criado em agosto de 2021 para enfrentar as práticas de desinformação que afetam a confiabilidade na instituição.
Na conversa, o ministro também discutiu novas parcerias institucionais entre o STF e a Unesco que poderão ser adotadas no âmbito do programa, além de parcerias com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).