Presidente do STF recebe representantes da CUT e da FENAJUFE
O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Marco Aurélio, recebeu hoje (28/06) o presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), João Antonio Felício, junto com representantes dos servidores públicos federais. O deputado federal Jacques Wagner também participou do encontro.
O presidente da CUT cumprimentou o presidente do Supremo pela posse, em maio passado, e pediu urgência na publicação do acórdão do julgamento plenário, realizado em 25 de abril passado, no qual o STF reconheceu a mora do Executivo em encaminhar ao Congresso projeto de revisão geral dos salários dos servidores públicos.
Em carta entregue ao ministro, o presidente da CUT justificou que os servidores públicos federais estão sem reajuste salarial desde 1995 e sem data-base, havendo desconsideração do direito à negociação coletiva.
O ministro Marco Aurélio informou ao sindicalista que a decisão será publicada amanhã (29/06) no Diário de Justiça.
O presidente do Supremo disse que o tribunal não aprovou uma decisão “lírica”. “É uma certidão lavrada e aguardamos que a presidência da República encaminhe ao Congresso o projeto”, disse.
O ministro Marco Aurélio também recebeu representantes da Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário Federal e do Ministério Público da União (FENAJUFE), com quem conversou sobre o plano de cargos e salários dos servidores do judiciário.
O presidente do Supremo informou aos sindicalistas que ainda aguarda receber a manifestação do Tribunal Superior do Trabalho. Explicou que depois de analisar as propostas dos demais tribunais, levará a matéria ao colegiado do STF, antes do encaminhamento de projeto de lei ao Congresso.