Presidente do STF recebe Medalha Kofi Annan e consolida STF como referência no Judiciário

A medalha reconhece o compromisso do ministro Luís Roberto Barroso com os princípios de sustentabilidade e governança.

02/12/2024 20:42 - Atualizado há 3 semanas atrás
Ministro Barroso na entrega da medalha Kofi Annan Foto: Gustavo Moreno/STF

O ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), foi agraciado, na última quinta-feira (28), com a Medalha “Busumuru Kofi Annan – O Homem do Planeta”. A honraria, entregue no STF, reconhece o compromisso do ministro e das instituições sob sua liderança com os princípios de sustentabilidade e governança ESG (ambiental, social e governança).

A medalha, concedida pela Kofi Annan Foundation em parceria com o Instituto Global ESG, celebra o pioneirismo do STF e do CNJ na integração dos pilares ESG ao sistema de Justiça brasileiro. O ministro foi homenageado em três categorias: pela trajetória como magistrado, pelas ações do STF em prol da sustentabilidade e pelo compromisso do CNJ com práticas inovadoras.

No discurso, Barroso destacou a importância do ESG para a construção de um futuro sustentável e reafirmou o compromisso do Poder Judiciário com a transformação ecológica. Ele mencionou o Pacto de Estado pela Transformação Ecológica e as iniciativas concretas implementadas no STF e no CNJ para impulsionar a adoção de práticas ESG em todos os tribunais do país.

A homenagem consolida o STF como referência em ESG no Poder Judiciário brasileiro e reforça o compromisso do ministro Barroso de promover a justiça social e ambiental. A iniciativa do STF inspira outros órgãos a adotarem práticas mais sustentáveis e responsáveis que contribuam para a construção de um futuro mais justo e equitativo para todos.

Kofi Annan

A Medalha “Busumuru Kofi Annan – O Homem do Planeta” faz referência à herança de um dos maiores líderes globais do século XXI. Kofi Annan, primeiro africano a liderar a Organização das Nações Unidas (ONU), foi um visionário que deixou um legado duradouro na promoção da paz, dos direitos humanos e da sustentabilidade.

Sob a liderança de Annan, foram criados o Pacto Global e os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, que evoluíram para os atuais Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Ele foi um dos pioneiros na disseminação dos princípios ESG, que hoje moldam práticas e políticas em todo o mundo.

(Jorge Macedo//CF) 

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.