Presidente do STF recebe diretora-geral da Unesco
O encontro aconteceu no gabinete da Presidência da Corte. A diretora veio ao Brasil para participar do 8º Fórum Mundial da Água.
A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, recebeu, na tarde desta segunda-feira (19), a diretora-geral da Unesco, Audrey Azoulay, que veio ao Brasil para participar do 8º Fórum Mundial da Água.
No início da tarde, Audrey apresentou no evento o Relatório Mundial das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento dos Recursos Hídricos. O documento apresenta novas soluções na gestão dos recursos hídricos para superar os desafios da segurança hídrica causados pelo crescimento da população e pela mudança climática. O relatório defende que as soluções baseadas na natureza podem ter papel importante na melhoria do abastecimento e da qualidade da água e na redução do impacto dos desastres naturais.
A presidente do Supremo também participou nesta manhã da Conferência de Juízes e Promotores que abriu as atividades do 8º Fórum Mundial da Água. Na ocasião, ressaltou a importância do Judiciário na defesa do meio ambiente e nas soluções para escassez da água. “Cabe ao Judiciário, quando acionado, fazer com que esse quadro mude para garantir que as crianças de hoje possam viver sem medo de não termos a água necessária à nossa sobrevivência”, disse.
Após recepção em seu gabinete, a ministra guiou a diretora-geral da Unesco e sua equipe numa visita à exposição “Amazônia”, do fotógrafo Sebastião Salgado, instalada no STF, e ao Plenário da Corte.
Fórum
Está é a primeira vez que o Fórum Mundial da Água tem sede no Hemisfério Sul. A oitava edição é organizada pelo Conselho Mundial da Água e promovida pelo Governo Federal, por meio da Agência Nacional de Águas (ANA); pelo Governo do Distrito Federal (GDF), representado pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal; e pela Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib). O encontro acontece em Brasília de 18 a 23 de março, com o tema “Compartilhando Água”.
SP/AD
Leia mais:
19/03/2018 – Ministra Cármen Lúcia fala sobre papel do Judiciário no 8º Fórum Mundial da Água