Presidente do STF recebe delegação parlamentar para as relações com os países do Mercosul

25/05/2010 15:50 - Atualizado há 9 meses atrás

Representantes da Delegação Parlamentar da União Europeia para as Relações com os Países do Mercosul visitaram na manhã desta terça-feira (25) a sede do Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília (DF). Composta pelos deputados Luis Yañez-Barnuevo (presidente), da Espanha, Ilda Figueiredo e Edite Estrela, de Portugal, e Nathalie Griesbeck, da França, a comitiva foi recebida pelo presidente do STF, ministro Cezar Peluso, pela ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha e pelo conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) Paulo Tamburini.

A visita da comitiva faz parte do intercâmbio de missões parlamentares entre a União Europeia e o Brasil, e busca aprofundar o debate entre autoridades governamentais e políticas, parlamentares e representantes da sociedade civil sobre temas de interesse recíproco no contexto das relações bilaterais (União Europeia-Brasil) e inter-regionais (União Europeia-Mercosul).

Durante o encontro, o ministro  Peluso explicou aos parlamentares  a estrutura do Judiciário brasileiro e as principais atribuições do Supremo. O presidente da delegação europeia, por sua vez, ressaltou o relevante papel do  Brasil no sentido de impulsionar as relações entre o Mercosul e a União Europeia.

Depois da recepção no gabinete da Presidência do STF, os parlamentares conheceram o Plenário do Supremo e visitaram as instalações da TV Justiça, da Rádio Justiça e o Plenário do CNJ. Lá, a delegação foi recebida pelo corregedor-nacional de Justiça, ministro Gilson Dipp, e demais conselheiros.

Modernização

A deputada Ilda Figueiredo ressaltou a importância do Poder Judiciário brasileiro para a sociedade. Ela destacou o processo de modernização e aprofundamento da Justiça no  Brasil tanto no que se refere à área de informação quanto no contato com os países de língua oficial portuguesa.

Já a deputada Edite Estrela considerou muito interessante a experiência da TV Justiça, salientando a importante busca pela transparência na atuação do STF. “É um projeto muito interessante e que deveria ser adotado em outros países. Nós iremos, certamente, fazer referência a esse projeto no Parlamento Europeu e nos nossos países, porque é uma experiência singular”, frisou.

A comitiva ainda tem compromissos em Brasília até esta quarta-feira (26).

LC/EH

*Acompanhe também o dia a dia do STF na página oficial no Twitter (twitter.com/stf_oficial)
 

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.