Presidente do STF participa de cerimônia em homenagem a militares mortos no Haiti
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, participou, na tarde desta quinta-feira (21), ao lado dos presidentes da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e do Congresso Nacional, senador José Sarney (PMDB-AP), de cerimônia em homenagem aos 18 militares brasileiros mortos no terremoto do Haiti.
Da solenidade, realizada na Base Aérea de Brasília, participaram familiares dos militares vitimados pelo terremoto – dois coronéis, um tenente-coronel, dois majores, um primeiro–tenente, um subtenente, um segundo-sargento, um terceiro-sargento, três cabos e seis soldados –, cujos corpos foram trazidos ontem (17) e hoje (um) do Haiti em aviões da Força Aérea Brasileira (FAB).
Apenas um dos caixões, o de um major, saiu do hangar da FAB na Base Aérea, onde foi realizada a solenidade, para ser sepultado em Brasília. Os demais foram levados para São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Minas Gerais, para lá serem enterrados.
Condecoração
Durante a solenidade, o presidente da República, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, e o comandante do Exército, general Enzo Perri, entregaram post mortem (após a morte), em homenagem aos militares falecidos, a Medalha do Pacificador com Palma, que é conferida a militares que se destacaram por atos de coragem e bravura com risco de vida. As medalhas foram colocadas sobre os caixões, todos eles cobertos com a Bandeira brasileira.
FK/EH
* Acompanhe o dia a dia do STF também pelo Twitter: http://twitter.com/stf_oficial