Presidente do STF lança nesta terça (20) livro sobre inteligência artificial, plataformas digitais e democracia

Na obra, o ministro Luís Roberto Barroso propõe um olhar crítico-construtivo sobre os temas.

20/08/2024 17:16 - Atualizado há 4 meses atrás
Exemplar do livro do ministro Luís Roberto Barroso

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luís Roberto Barroso, lança nesta terça-feira (20), em Brasília, o livro “Inteligência Artificial, Plataformas Digitais e Democracia – Direito e tecnologia no mundo atual”. A obra reúne reflexões sobre alguns dos grandes temas contemporâneos: revolução tecnológica, plataformas digitais, mudança climática, democracia, populismo autoritário e o persistente patrimonialismo brasileiro.

No livro, Barroso propõe um olhar crítico-construtivo sobre os temas tratados, que ajude a “empurrar a história na direção do bem, da justiça e do avanço civilizatório”. Ele afirma que a inteligência artificial (IA), com suas potencialidades e riscos, compõe, com a engenharia genética e o avanço da internet, o início de uma quarta revolução industrial. “Por isso mesmo, é imperativa a sua regulação adequada”, afirma na introdução.

Sobre a revolução tecnológica, Barroso contrapõe a democratização do acesso à informação, ao conhecimento e ao espaço público ao aumento da desinformação, dos discursos de ódio e das teorias conspiratórias. Em outro capítulo, o ministro analisa o impacto dessas e de outras transformações sobre a democracia. Por fim, trata do enfrentamento à mudança climática, um compromisso inadiável com as próximas gerações, que se tornou “uma dramática questão de direitos humanos atuais, já que o problema começa a afetar gravemente a vida aqui e agora”.

(Suélen Pires//CF)

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.