Presidente do STF lamenta falecimento do ministro Antônio Neder, no reinício dos trabalhos da Corte

01/08/2003 16:04 - Atualizado há 8 meses atrás

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Maurício Corrêa, ao reabrir hoje (1º/8) os trabalhos da Corte, pediu que fosse registrado em ata o profundo pesar pelo falecimento, durante a madrugada, do ministro aposentado Antônio Neder, no Rio de Janeiro.  O corpo do ministro será sepultado no final da tarde em Pirapitinga (MG), sua terra natal.


 


Antônio Neder nasceu em 22 de junho de 1911 em Além Paraíba, que hoje compõe o município de Pirapetinga.  Formou-se pela Faculdade Nacional de Direito da Universidade do Brasil, atualmente Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde colou grau em 1937.  Em 1946 ingressou na magistratura mediante concurso para juiz de direito no estado do Rio de Janeiro.


 


Foi professor titular de Direito Civil e professor substituto de Direito Constitucional da Universidade Católica de Petrópolis por oito anos consecutivos, até que se licenciou para exercer o cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. O ministro percorreu todos os níveis da magistratura: além de desembargador, foi ministro do então Tribunal Federal de Recursos e do Tribunal Superior Eleitoral.


 


Em 16 de abril de 1971 foi nomeado para o Supremo Tribunal Federal, onde foi eleito presidente para o período de 14 de fevereiro de 1979 até 15 de fevereiro de 1981. Em 10 de junho de 1981 aposentou-se, quando contava com mais de 44 anos de serviços à Justiça.


 



STF retorma julgamentos do Pleno após férias (cópia em alta resolução)


 



Ministro Antônio Neder, 44 anos de serviços à Justiça (cópia em alta resolução)


 


#BB/JB//AM 

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.