Presidente do STF inaugura retrato do ministro Carlos Velloso
Será inaugurado hoje (12/09), pelo presidente Marco Aurélio, o retrato do ministro Carlos Velloso na galeria dos ex-presidentes do Supremo Tribunal Federal. O ministro foi presidente do Supremo no biênio 1999-2001. A homenagem dará continuidade à um ritual que acontece de dois em dois anos aos ex-dirigentes da Casa, onde o atual presidente inaugura a foto do presidente anterior.
A Galeria dos Presidentes do Supremo Tribunal Federal abrange dois períodos: o do Império, no qual a mais alta Corte judiciária do País recebeu a designação constitucional de Supremo Tribunal de Justiça, e o da República, em que passou a denominar-se Supremo Tribunal Federal.
O primeiro retrato da galeria que, atualmente homenageia 46 ex-presidentes, pertence ao ministro Albano Fragoso, presidente do STF no período de 1829 a 1832. Os ministros Sydney Sanches (1991-1993), Sepúlveda Pertence (1995-1997) e Celso de Mello (1997-1999) também têm lugar na galeria.
O Salão Branco, onde se localiza a galeria, é um dos pontos visitados pelos turistas. Segundo a chefe do Cerimonial do Supremo, Marta Baena, “a exposição das fotos é muito valorizada por quem a visita. Representa a história do Supremo”, disse, ressaltando que as pessoas observam também as datas. “Os mais detalhistas percebem que duas gerações da família Gallotti estão representadas”, revela.
A cerimônia é realizada por outras Cortes, como o Tribunal Superior do Trabalho que, além do presidente, homenageia o vice e o corregedor-geral da Justiça do Trabalho.
De acordo com a ordem, o ministro Marco Aurélio será o próximo homenageado do STF e completará a 2ª faixa na galeria.
A inauguração acontece às 18h30 no Salão Branco, localizado no térreo do edifício sede.
Biografia do ministro Carlos Velloso
O ministro Carlos Mário da Silva Velloso nasceu na cidade de Entre Rios de Minas em Minas Gerais em 19 de janeiro de 1936.
Graduado pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais, no ano de 1963, exerceu a advocacia em Belo Horizonte, sendo aprovado em 1964 no concurso de Promotor de Justiça do estado de Minas Gerais. Em 1966, foi aprovado, para o cargo de Juiz Seccional do Estado de Minas Gerais e no mesmo ano para Juiz de Direito do Estado de Minas Gerais. Foi nomeado, em março de 1967, Juiz Federal em Minas Gerais.
No biênio 1970/1971, exerceu o cargo de Diretor do Foro e Corregedor da Seção Judiciária Federal de Minas Gerais. Foi Juiz do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, no biênio 1969/1971. Em dezembro de 1977, foi nomeado e empossado no cargo de Ministro do Tribunal Federal de Recursos. Exerceu o cargo de Ministro do Superior Tribunal de Justiça.
Foi nomeado pelo Presidente da República, após aprovação pelo Senado Federal, Ministro do Supremo Tribunal Federal, no qual tomou posse em 13.06.1990. Integra a Comissão de Regimento e a Comissão de Coordenação do Supremo Tribunal Federal. Eleito pelos seus pares, empossou-se, em 22.05.97, no cargo de Vice-Presidente do Supremo Tribunal Federal. Em 27.05.99, também eleito por seus pares, empossou-se no cargo de Presidente do Supremo Tribunal Federal para o biênio 1999-2001.
#EC/JA//NC