Presidente do STF inaugura nova Livraria do Supremo
Em novas instalações, a livraria agora está localizada na entrada do Anexo I do STF. Criada em 2008, já vendeu 47 mil livros impressos, aproximadamente, e, desde junho de 2017, totalizou mais de 80 mil livros digitais baixados.
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, inaugurou, nesta quinta-feira (27), a nova Livraria do Supremo, localizada na entrada do Anexo I do Tribunal, um dos principais pontos de acesso ao STF. Toffoli lembrou que a livraria foi criada sob a presidência do ministro Gilmar Mendes, com o objetivo de disponibilizar ao público a Revista Trimestral de Jurisprudência. Desde então, o projeto se expandiu. Hoje oferece uma grande diversidade de produtos entre publicações editoriais e coletâneas. Além disso, preserva a memória institucional política e jurídica do STF também por meio do resgate da vida e da obra dos ministros, o catálogo de obras raras e o catálogo de composições do Plenário. O presidente destacou os livros em homenagem aos ministros Marco Aurélio e Celso de Mello, “que contribuem para reconstruir a história recente da Corte”.
Toffoli destacou ainda que, desde a sua criação, em 24 de novembro de 2008, a livraria doou mais de 70 mil exemplares a instituições públicas, bibliotecas universitárias e órgãos do Estado e do Poder Judiciário. Quase 47 mil livros impressos foram vendidos e, desde junho de 2017, mais de 80 mil livros digitais foram baixados.
A livraria tem, atualmente, mais de 13 mil clientes cadastrados, que recebem informativos, via e-mail, sobre os lançamentos disponíveis. “Trata-se, portanto, de empreendimento social, sem fins lucrativos e de importante canal de comunicação do STF com a sociedade”, disse o ministro Dias Toffoli. Além do presidente, participaram da inauguração os ministros Luiz Fux e Alexandre de Moraes.
Os produtos estão disponíveis para download gratuito em diferentes formatos, o que facilita o transporte e o armazenamento pelo usuário. Dentre os formatos disponíveis, o presidente destacou o audiolivro, importante ferramenta de acessibilidade. “É a Justiça ao alcance de todos”, frisou. “Tudo isso representa a coroação da Livraria do STF, que há mais de 10 anos entrega materiais institucionais de alta qualidade, prestando contribuição inestimável à sociedade”.
Missão
A Livraria do STF tem como missão divulgar a jurisprudência e a memória institucional da Corte. Ela oferece conteúdo digital gratuito e publicações impressas que podem ser adquiridas pelo público em geral. Além disso, comercializa souvenires do Tribunal como Constituições de bolso, cartões postais, blocos de anotações e calendários. A nova livraria passa a ser também o ponto final das visitas guiadas realizadas no Tribunal.
SP/EH