Presidente do STF inaugura estúdio da “TV Justiça”

02/08/2002 15:39 - Atualizado há 5 meses atrás

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Marco Aurélio, inaugura hoje (2/8) o estúdio da “TV Justiça”, no subsolo do edifício principal do STF. A TV Justiça –  TV  a cabo do Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública e Advocacia, administrada pelo Supremo  – começou a funcionar em caráter experimental no dia 11 de julho e irá ao ar, em definitivo, no próximo dia 11 de agosto. 


 


A TV ocupa uma área de 230 metros quadrados, incluindo um estúdio de 67 metros quadrados, com 4,4 metros de pé direito.  A  implantação e operação foram contratadas da Fundação Padre Anchieta, que já opera a “TV Cultura” de São Paulo, premiada internacionalmente por sua programação.


 


O objetivo do novo canal é divulgar a rotina da Justiça com contornos pedagógicos, voltados para servir o cidadão comum, segundo definiu o presidente do Supremo para quem já passou o tempo em que o juiz devia falar apenas nos autos. A programação da TV incluirá telejornalismo, transmissão de julgamentos, programas didáticos, educativos e de debates.  Vai ser produzida descentralizadamente, por órgãos de Justiça em todo o país.


 


Ao sancionar a lei que criou a “TV Justiça”, o presidente do STF, ministro Marco Aurélio, no exercício da presidência da República, disse, no dia 17 de maio deste ano, em solenidade no Palácio do Planalto, que o canal vai ajudar na transparência dos atos do Judiciário e das demais áreas afins, permitindo que o contribuinte possa exercer a fiscalização da administração pública.


 


Todas as entidades interessadas poderão retransmitir, gratuitamente, a programação da “TV Justiça”. A autorização deve ser solicitada à  Aassessoria de  Iimprensa do STF. O sinal será transmitido pelo satélite Brasilsat B3.


 


#BB/CL//AM

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.