Presidente do STF espera maior alcance da TV Justiça com o sistema digital
A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Ellen Gracie, em discurso na solenidade de lançamento da nova freqüência da Rádio Justiça, FM 104,7 MHz, afirmou que espera conseguir, em nome do Poder Judiciário, a concessão de um canal digital para a TV Justiça.
A ministra entende que a tecnologia digital vai possibilitar que a TV do Judiciário entre no sistema aberto de transmissão. Hoje, a emissora do Judiciário é um canal por assinatura, criado no âmbito da legislação que regulamentou a exploração dos serviços de TV a cabo e por satélite em 2002.
Ellen Gracie declarou que "o rádio no Brasil deverá adotar a transmissão digital em 2008, a exemplo da televisão brasileira, que vai inaugurar essa nova tecnologia já em 2007. Neste contexto, não podemos deixar de falar que o Judiciário brasileiro enxerga na tecnologia digital a oportunidade da TV Justiça, na qualidade de emissora pública, vir a ser transmitida em sinal aberto. Assim, a TV Justiça tornar-se-á efetivamente um canal público porque poderá ser sintonizada por todos os brasileiros”.
O que a ministra espera é a consignação de um canal para a TV Justiça, em São Paulo, que será a primeira cidade a adotar o padrão digital, até dezembro de 2007. Posteriormente a consignação do canal digital poderá ser extensiva a outras cidades, na medida em que implantem este sistema.
IN/LF