Presidente do STF encerra atividades normais da Corte em 2002

19/12/2002 15:33 - Atualizado há 9 meses atrás

Os ministros do Supremo Tribunal Federal reuniram-se hoje (19/12), pela manhã, para a última Sessão Plenária do ano. A Corte entra em recesso a partir de amanhã e retorna às atividades normais a partir do dia 3 de fevereiro, segunda-feira, data marcada para a sessão ordinária de abertura do ano judiciário de 2003.


Antes do término da Sessão, o presidente da Casa, ministro Marco Aurélio, leu a estatística parcial, que vai até a data de hoje, dos feitos processados durante 2002.


No período, entraram no Supremo mais de 158,6 mil causas, sendo que houve um aumento de mais de 48% no segundo semestre (63, 8 mil feitos) em relação ao primeiro (94,7 mil). Por outro lado, o Tribunal julgou ao todo mais de 134,8 mil processos.  Também houve um aumento de 41% em relação ao primeiro semestre.


O presidente julgou 42,1 mil feitos, pouco mais da metade dos processos julgados pelos demais ministros, que decidiram 81,1 mil causas. De acordo com Marco Aurélio, isso ocorreu devido ao grande número de decisões padronizadas na presidência.


Em plenário, foram apreciados 941 processos no ano de 2002.


Ao encerrar a sessão, o presidente, ministro Marco Aurélio, desejou boas férias aos colegas, recomendando que voltem com “forças redobradas”, tendo em vista o crescente aumento do número de causas em tramitação.


Como de praxe, o ministro Moreira Alves retribuiu o cumprimento em nome da Casa e o estendeu ao Ministério Público e aos funcionários do Tribunal.



Presidente do STF encerra atividades da Corte em 2002 (cópia em alta resolução)


 



Colegiado do STF só retoma atividades normais em fevereiro (cópia em alta resolução)


#JY/JB//SS

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.