Presidente do STF e desembargadores falam sobre o movimento pela conciliação
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, recebeu na manhã desta quarta-feira (12) o desembargador do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC) Marco Aurélio Buzzi, que participa em Brasília do Curso de Formação de Multiplicadores.
De acordo com o desembargador, o curso prioriza as técnicas com mais intensidade para promover a mediação de conflitos. Participam do curso, representantes do Judiciário de todos os estados que atuam na Justiça estadual, federal, trabalhista ou eleitoral. O curso é uma preparação para a Semana da Conciliação a ser realizada de 14 a 18 de setembro.
“A conciliação e o acordo pacificam a sociedade, dirimem o conflito sociológico, coisa que a sentença dificilmente consegue, por melhor que ela seja”, enfatizou o desembargador.
Além dos processos em andamento, o movimento vai dar atenção à conciliação pré-processual. A tentativa é solucionar o conflito antes que ele se converta em um processo, para dar mais velocidade à solução do caso para as partes, à comunidade e para a própria Justiça e assim evitar o volume imenso de processos.
Para o desembargador Buzzi, é indispensável mudar a mentalidade da sociedade brasileira quanto à cultura da judicialização. “Desde os bancos da faculdade os advogados, juízes, promotores, operadores do Direito em geral são ensinados a litigar e não a resolver através de modos não adversariais, então é necessário mudar a mentalidade”, afirmou.
CM/AM