Presidente do STF diz que poderá retomar discussão sobre teto salarial
O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Marco Aurélio, disse hoje (10/10), durante o intervalo da sessão plenária, que poderá voltar discutir com os presidentes dos demais Poderes a questão do teto salarial do funcionalismo público. Marco Aurélio lembrou que, ao assumir a presidência do STF, manteve contato com o presidente da República e com os presidentes do Senado Federal e da Câmara dos Deputados. No entanto, explicou Marco Aurélio, a crise por que passava a presidência do Senado levou o Judiciário a adiar as discussões sobre o teto.
“Agora, ultrapassado este obstáculo poderemos voltar às conversas e eu espero que não surja outro obstáculo”, disse.
Universidades
O presidente do STF afirmou ainda que ofereceu à União a oportunidade de se manifestar, estabelecendo o contraditório, no pedido de reconsideração (SS 2061) feito pelos professores universitários em greve, que tiveram seus pagamentos suspensos pelo Ministério da Educação. Os professores reivindicam o pagamento de salários. “Eu espero que até a volta do processo, nós tenhamos uma solução em termos democráticos, considerada a negociação”, afirmou o ministro.
A União terá o prazo de dez dias para prestar informações ao Supremo e posteriormente será ouvido o procurador-geral da República.
Por fim, o ministro Marco Aurélio manifestou-se sobre o conflito armado entre os Estados Unidos e o Afeganistão: “Esperemos que nada aconteça em território brasileiro. O brasileiro é um povo pacífico”, comentou “Essa situação gera, para todos nós, insegurança”, concluiu.