Presidente do STF destaca realização histórica de concurso para cartórios em Alagoas
Barroso ressaltou a participação do CNJ e a atuação do TJ estadual para que o concurso chegasse à reta final.
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luís Roberto Barroso, abriu nesta terça-feira (26) a solenidade de divulgação do resultado do 1º concurso de provas e títulos para 215 cartórios de Alagoas. “Hoje é o primeiro dia de uma nova história para as serventias extrajudiciais de Alagoas e para a própria Justiça alagoana”, afirmou o ministro no evento, realizado no Tribunal de Justiça local (TJ-AL).
Barroso lembrou que o concurso apresentou muitas particularidades, e, durante suas etapas, ocorreram muitas impugnações, judicialização e questionamentos administrativos. Ele destacou a participação do CNJ no processo e a atuação do próprio TJ, por meio de seu presidente, desembargador Fernando Tourinho, para que o concurso chegasse à reta final. Durante a solenidade, foi entregue o relatório final do certame pela comissão organizadora.
Além do presidente do TJ-AL, estiveram presentes na solenidade o governador de Alagoas, Paulo Dantas, a juíza auxiliar da Corregedoria Nacional de Justiça, Carolina Ranzolin, e o presidente e o vice-presidente da comissão do concurso, desembargadores Marcelo Berthe e Luís Paulo Aliende, entre outras autoridades.
Certame
O concurso de provas e títulos para a outorga de Delegações de Notas e Registro do Estado de Alagoas (cartórios extrajudiciais) irá preencher 215 vagas. Foram mais de 6.500 candidatos de todo o país. No dia 16 de dezembro, os candidatos poderão escolher as serventias extrajudiciais por ordem de classificação e, a partir de 13 de janeiro, terão 30 dias para entrar em exercício.
(Com informações do TJ-AL)