Presidente do STF defende maior poder de apuração para o MP na inauguração do Fórum Rui Barbosa

26/03/2004 18:05 - Atualizado há 8 meses atrás

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Maurício Corrêa, participou nesta manhã (26/3) da inauguração do Fórum Trabalhista Rui Barbosa, do Tribunal Regional do Trabalho da 2a Região, em São Paulo. Em seu discurso, ele falou sobre a reforma do Judiciário, defendendo maior poder ao Ministério Público na apuração de ilícitos. Corrêa também defendeu o combate à corrupção, manifestando-se pela punição rigorosa aos casos como o desvio de verbas na construção do prédio do TRT : “Os delitos têm que ser punidos rigorosamente, na forma da lei”, declara.


 


Para o presidente do STF, “duas categorias foram sacrificadas com o episódio lamentável que envergonhou a magistratura brasileira – os operários, que se valem da Justiça como usuários, e os empregadores, que têm necessidade da prestação jurisdicional”, comentou, referindo-se às irregularidades durante a construção.


 


Maurício Corrêa falou, ainda, sobre o controle externo do Judiciário, discutido na reforma. O ministro acredita que será aprovado com a participação de representantes alheios à esfera judiciária, como propôs o governo, o que ele classifica como “um atentado contra a essencialidade do sistema republicano”.


 


#EH/EC//AM

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.