Presidente do STF defende a Reforma da Previdência

15/07/2003 21:31 - Atualizado há 8 meses atrás

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Maurício Corrêa, recebeu no final da tarde de hoje (15/7), o presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministro Nilson Naves; o presidente do Partido Liberal, Valdemar Costa Neto e reitores de faculdades públicas de todo o país. Eles vieram conversar sobre a Reforma da Previdência. 


“Continuo confiando que o Congresso brasileiro dará respaldo àquelas conversas que mantivemos com as lideranças do governo na casa do presidente João Paulo”, afirmou o presidente do STF. 


De acordo com o ministro Maurício Corrêa, “não há risco para os estados e para a União se se excluir a integralidade e a paridade com relação ao futuro, porque somente após a aprovação da PEC, da sua conversão em Emenda Constitucional e depois de sua publicação, e do primeiro concurso público que vier a ser realizado, é que o servidor público passará a integrar os quadros do funcionalismo”.


“Portanto, só daí a 25 anos é que ele (servidor) vai se aposentar com 35 anos de contribuição, e pelo menos uns 25 anos na carreira, depois de uma idade de 65 anos para homem e de 60 para mulheres. Não há matemática que explique que isso possa dar prejuízo à União ou causar qualquer impacto de natureza atuarial”, declarou o presidente do STF.


STJ


O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Nilson Naves, trouxe ao presidente do STF a solidariedade do Tribunal e da Justiça Federal de primeiro e segundo graus em relação à Reforma da Previdência.


“Nós estamos esperando que haja sensatez tanto da parte do governo quanto da parte do Congresso Nacional para que atenda às sugestões e às ponderações da magistratura e isso é muito importante para o magistrado de hoje e de amanhã”, declarou o presidente do STJ, afirmando ainda que “é necessário manter a magistratura e abrir campos para os futuros juízes”.


“Os novos juízes necessitam de garantias, prerrogativas e predicamentos que hoje se resumem na integralidade dos proventos, paridade e, principalmente, o subteto dos estados”, disse.


Universidade


O presidente do Supremo Tribunal Federal também recebeu 10 reitores de faculdades federais de todo o país.


“Consideramos a educação, a saúde e a ciência e tecnologia tão importantes quanto a Justiça. Queremos um tratamento igual ao do serviço público”, afirmou a reitora da universidade federal do Rio Grande do Sul e presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior, Wrana Panizzi, que ressaltou o importante papel do ministro Maurício Corrêa na Reforma da Previdência.


PL


O presidente do Partido Liberal, Valdemar Costa Neto, comunicou ao  ministro Maurício Corrêa o desfecho das reuniões do partido sobre a Reforma da Previdência. “A contribuição que ele deu para a magistratura brasileira é muito grande porque ele é o único presidente do Supremo que passou pelo Poder Legislativo, Executivo e agora está no Judiciário”, afirmou Costa Neto.



TAPR


O presidente do Tribunal de Alçada do Paraná, juiz Clayton Camargo, cumprimentou o ministro Maurício Corrêa pela iniciativa de tomar a liderança da magistratura na Reforma da Previdência.



Presidente do STF recebe colega do STJ (cópia em alta resolução)



Ministro Corrêa conversa com reitores (cópia em alta resolução)



Presidente do STF recebe o presidente do PL (cópia em alta resolução)


 


 


#EC/BB//SS

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.