Presidente do STF dá posse aos três novos ministros da Corte

25/06/2003 18:58 - Atualizado há 9 meses atrás

O presidente do Supremo Tribunal Federal, Maurício Corrêa, deu posse aos três novos ministros da Corte na tarde de hoje, em uma solenidade em que estavam presentes cerca de mil pessoas. Como determina o cerimonial, o presidente não discursa nessas ocasiões, mas Corrêa não resistiu e disse algumas palavras aos recém-empossados.


Maurício Corrêa deu boas-vindas a Antonio Cezar Peluso, Carlos Ayres de Britto e Joaquim Barbosa Gomes e felicitou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva “pela escolha que recaiu sobre três figuras exponenciais dos diversos segmentos do mundo jurídico: um da advocacia, um da magistratura e outro do Ministério Público”. E concluiu: “Que sejam felizes e desejo, em nome de todos os ministros, sucesso e êxito”.


Cumprimentou, ainda, as autoridades presentes, como o vice-presidente da República, José Alencar, que representou o presidente Lula, assim como os presidentes da Câmara dos Deputados, João Paulo Cunha (PT-SP) e do Senado Federal, José Sarney (PMDB-AP), além dos presidentes de Tribunais Superiores, ministros de Estado, ministros aposentados do STF, embaixadores, parlamentares, magistrados, integrantes do Ministério Público e advogados.



Expectativa



A entrada dos novos ministros no STF gerou expectativas entre os colegas de Tribunal, representantes de segmentos da advocacia e do Ministério Público, tal como entre integrantes do Poder Executivo federal. Veja abaixo as declarações de algumas autoridades.


Ministro Nelson Jobim, vice-presidente do STF: “São extraordinários profissionais e com grande representatividade para entrar no Supremo Tribunal Federal”.


Ministro Gilmar Mendes (STF): “Tenho a melhor expectativa. São pessoas extremamente qualificadas e que vão contribuir para a construção da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal”.


Ministro Sepúlveda Pertence (STF): “São três figuras que vêm respaldadas por biografias excepcionais e que são bem recebidos pelo Tribunal. Esperamos tê-los, não só como companheiros desta estiva, em que se transformou o Tribunal, antes como companheiros em pensar uma solução para a crise de quase inviabilidade que está hoje vivendo o Supremo Tribunal”.


Ministra Ellen Gracie (STF): “Os três novos ministros vêm a engrandecer, sem dúvida alguma, esta Casa, porque são juristas muito destacados. Um deles provém da advocacia, outro do Ministério Público e o terceiro é um juiz de carreira, com muitos anos de magistratura. Cada qual traz essa experiência diferenciada e que vai fazer com que os julgamentos da Casa ganhem certamente em qualidade”.


Ministro do STF, Carlos Velloso: “Felicito o presidente da  República e Senado Federal pela indicação e aprovação desses homens que tenho certeza que vão prestar um excelente serviço ao Supremo Tribunal Federal”.


Ministro do STF, Celso de Mello: “Há sempre momentos na vida dos Tribunais que são extremamente importantes e esse é um deles. É um momento de renovação, é um momento de celebração do ingresso de novos juízes altamente qualificados e cuja participação certamente valorizará muito os trabalhos do Supremo Tribunal Federal. Vejo a data de hoje como a celebração de um novo tempo não só para essa Corte Suprema, mas para a vida do país”.


Procurador-geral da República, Geraldo Brindeiro: “Foi uma escolha muito importante do presidente Lula para o Supremo Tribunal Federal, tanto do ministro Antonio Cezar Peluso, como do  ministro Carlos Ayres de Britto, e é realmente marcante a presença do ministro Joaquim, proveniente do Ministério Público. A presença dos três vai enriquecer muito o Tribunal”.


Presidente do STJ, ministro Nilson Naves: “Não tenho a menor dúvida de que são pessoas que irão engrandecer o Judiciário e irão dar uma contribuição ótima para a formação da jurisprudência do Supremo para a definição das questões constitucionais. Todos nós esperamos que eles possam contribuir eficazmente para que possamos melhorar ainda mais o Judiciário”.


Rubens Approbato, presidente da OAB: “Entendo que foi uma escolha extremamente feliz em todos os aspectos. Primeiro porque representa o tripé da Justiça: um advogado, um membro do Ministério Público e um da magistratura. Pessoas do melhor gabarito intelectual, de probidade, enfim, de todos os requisitos necessários para o desempenho desta altíssima missão. O Brasil está de parabéns, o Supremo está de parabéns, por essas nomeações e pela posse desses três ministros”.


Ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos: “Eu acho que a posse foi maravilhosa, foi simbólica, são três juízes do mais alto nível e tenho certeza de que eles vão engrandecer a Corte Suprema”.


Ministra da Assistência e Promoção Social, Benedita da Silva: “Esse momento é um momento novo para o Brasil, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi mais do que feliz em poder contribuir para que o STF pudesse fazer história. Estou cheia de emoção, confesso, não encontrando espaço para expressar a minha alegria e esperando muito que o Supremo possa contribuir para esse grande momento do Brasil”.



Maurício Corrêa empossa novos ministros (cópia em alta resolução)



Ministro Joaquim Barbosa (cópia em alta resolução)



Ministro Antonio Peluso (cópia em alta resolução)



Ministro Carlos Britto (cópia em alta resolução)



Vice-presidente da República, José Alencar, e os presidentes da Câmara e do Senado (cópia em alta resolução)


#AMG,JY/JB//SS

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.